A comodificação da docência no currículo de livros didáticos para docentes de pré-escola
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6783Schlagworte:
Docência, Livro didático, Discurso, Pré-escola.Abstract
O artigo é decorrente de uma pesquisa que, fundamentada nos estudos de Michel Foucault e nos estudos de currículo, tem como objetivo analisar a comodificação da docência em livros didáticos para professores de pré-escola. A comodificação diz respeito a como, na sociedade neoliberal contemporânea, a docência na Educação Infantil tem sido significada como mercadoria. O material de análise é composto por quatro livros didáticos destinados a docentes da pré-escola. A metodologia empregada é a análise do discurso foucaultiana. Com base nas análises, são discutidos os raciocínios políticos e pedagógicos em funcionamento nos discursos em circulação nas obras. Mediante a análise do material, são definidas duas unidades de discussão: a precarização do ofício docente e o alinhamento dos livros à BNCC-EI; e pedagogias de take-away nas lições de docência presentes nas obras. O enfoque da primeira unidade analítica é a discussão dos raciocínios políticos que modelizam o ofício docente a partir das orientações curriculares nacionais enquanto discursividade constituidora de sistemas de pensamento. Na segunda unidade analítica, são discutidos os modos como as obras através de seus raciocínios pedagógicos destituem o docente de sua função. Por meio das análises, é possível inferir que: 1) as obras analisadas sustentam-se na racionalidade em pauta na BNCC-EI; 2) os raciocínios políticos e pedagógicos em circulação nas obras têm como efeito a precarização do trabalho docente. Portanto, a partir das discussões empreendidas reivindica-se o exercício do pensamento docente como forma de resistência à comodificação da docência que posiciona o professor em um lugar de não saber.
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