Contribuições da Pesquisa Baseada em Design na formação inicial de professores de Matemática

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996228

Schlagworte:

Ensino de Geometria, Estágio Curricular Supervisionado, Ensino Superior.

Abstract

O processo de ensino e aprendizagem é um complexo sistema de interações comportamentais e metodológicas e o professor é o seu principal articulador. A Pesquisa Baseada em Design é uma metodologia que busca colaborar com a compreensão desse processo por meio da implantação de princípios de design e o trabalho conjunto entre pesquisadores e professores através da constituição de um grupo de colaboradores. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições dessa metodologia na construção de conhecimentos para o ensino de Geometria Espacial por estagiários de um curso de Licenciatura em Matemática. O artefato pedagógico construído por meio dessa metodologia, constitui-se de uma sequência de atividades sobre Poliedros e o seu desenvolvimento seguiu as etapas propostas por Reeves (2000). Apresenta-se aqui a atividade de exploração de prismas e pirâmides, nas suas duas aplicações, a primeira no ensino presencial e a segunda no ensino remoto. As características apresentadas por cada um desses modelos de ensino fizeram com que o grupo de colaboradores planejasse e replanejasse as atividades, os materiais e os recursos utilizados. Nos dois modelos foi possível observar os conhecimentos matemáticos para o ensino mobilizados pelos estagiários. Pode-se inferir que o resultado satisfatório dessa aplicação foi fruto do trabalho em equipe, característica importante da metodologia de Pesquisa Baseada em Design.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Elisângela Fouchy Schons, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutora e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Franciscana – UFN. Professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos – IFFar - JC.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora e Mestre em Matemática pela UFRJ, professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.

Literaturhinweise

COBB, Paul et al. Design experiments in education research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9-13, Janeiro, 2003.

GRAVEMEIJER, Koeno; VAN EERDE, Doly. Design research as a means for building a knowledge base for teachers and teaching in mathematics education. The Elementary School Journal, 109(5), p. 510-524, Maio, 2009.

HERRINGTON, Jan; REEVES, Thomas C. Using design principles to improve pedagogical practice and promote student engagement. Proceedings ASCILITE 2011 – Changing Demands, Changing Directions, p. 594-601, Dezembro, 2011.

HURREL, Derek P. What Teachers Need to Know to Teach Mathematics: An argument for a reconceptualised model. Australian Journal of Teacher Education, v. 38, n. 11, p.54-64, Novembro, 2013.

KELLY, Antony. Design Research in Education: Yes, but is it Methodological? In: Journal of the Learning Sciences, v. 13, p. 115-128, Janeiro, 2004.

LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo; POLONI, Marinês Yoli. Design based research: uma metodologia para pesquisa em formação de professores que ensinam matemática. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. Recife, 2011.

LOEWENBERG BALL, Deborah; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey Charles. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, p. 389-407, Novembro, 2008.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos da; BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação no século XXI. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 23-36, Julho/dezembro, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOREIRA, José Antonio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020.

RAMOS, Paula. Ambiente Virtual Vivências: análise do processo de desenvolvimento na perspectiva da pesquisa baseada em design. 2010. 240 f. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

REEVES, Thomas C. Socially responsible educational technology research. Educational Technology, v. 40, n. 6, p. 19-28, Novembro/dezembro, 2000.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, p. 94-103, Janeiro/abril, 2007.

VASCONCELOS, Claudia Cristina. Ensino-Aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, Novos desafios. Lisboa: Editora Instituto Politécnico de Viseu, 2000.

WANG, Feng; HANNAFIN, Michael J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, v.53, n. 4, p. 5-23, Dezembro, 2005.

Veröffentlicht

2023-12-13

Zitationsvorschlag

SCHONS, Elisângela Fouchy; BISOGNIN, Eleni. Contribuições da Pesquisa Baseada em Design na formação inicial de professores de Matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6228086, 2023. DOI: 10.14244/198271996228. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6228. Acesso em: 22 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
##plugins.generic.dates.received## 2022-11-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.