O papel da coordenação de curso de graduação na conjuntura da educação como negócio
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994327Abstract
O objetivo deste artigo é compreender o papel de coordenação de curso de graduação, em uma conjuntura favorável aos interesses mercadológicos, na perspectiva dos coordenadores. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, para a qual foram entrevistados 28 coordenadores de curso de graduação em Enfermagem, atuantes no estado de São Paulo. Os dados foram coletados entre agosto de 2018 e maio de 2019, e tratados segundo análise de conteúdo de Bardin. Dentre os entrevistados, 79% atuavam em escolas privadas de ensino superior e 21% em instituições públicas. Os dados coletados revelam que a compreensão dos coordenadores acerca do papel que desempenham abrange os eixos pedagógico, político e financeiro/burocrático. Conquanto esses três eixos estejam imbricados na atuação profissional do coordenador, a análise de cada um deles revela potencialidades no enfrentamento de interesses mercadológicos. Essas potencialidades situam-se no campo da resistência oculta (burla), dada a correlação de forças predominantes, favoráveis ao estreitamento das finalidades educativas para o mercado de trabalho. Nesse cenário, o coordenador necessita de saberes que o instrumentalizem à leitura crítica da realidade, para que possa construir, coletivamente, estratégias de transformação do status quo. Ademais, o desenvolvimento de habilidades como negociação, mediação de conflitos e construção coletiva de projetos viabiliza o enfrentamento da gestão superior da instituição de ensino, essa diretamente afetada pela conjuntura política nacional cada vez mais ausente no campo das políticas públicas orientadas ao social.
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