O papel da coordenação de curso de graduação na conjuntura da educação como negócio

Autores

  • Jackeline Cristiane Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Mara Regina Lemes De Sordi Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994327

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o papel de coordenação de curso de graduação, em uma conjuntura favorável aos interesses mercadológicos, na perspectiva dos coordenadores. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, para a qual foram entrevistados 28 coordenadores de curso de graduação em Enfermagem, atuantes no estado de São Paulo. Os dados foram coletados entre agosto de 2018 e maio de 2019, e tratados segundo análise de conteúdo de Bardin. Dentre os entrevistados, 79% atuavam em escolas privadas de ensino superior e 21% em instituições públicas. Os dados coletados revelam que a compreensão dos coordenadores acerca do papel que desempenham abrange os eixos pedagógico, político e financeiro/burocrático. Conquanto esses três eixos estejam imbricados na atuação profissional do coordenador, a análise de cada um deles revela potencialidades no enfrentamento de interesses mercadológicos. Essas potencialidades situam-se no campo da resistência oculta (burla), dada a correlação de forças predominantes, favoráveis ao estreitamento das finalidades educativas para o mercado de trabalho. Nesse cenário, o coordenador necessita de saberes que o instrumentalizem à leitura crítica da realidade, para que possa construir, coletivamente, estratégias de transformação do status quo. Ademais, o desenvolvimento de habilidades como negociação, mediação de conflitos e construção coletiva de projetos viabiliza o enfrentamento da gestão superior da instituição de ensino, essa diretamente afetada pela conjuntura política nacional cada vez mais ausente no campo das políticas públicas orientadas ao social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

SANTOS, J. C.; DE SORDI, M. R. L. O papel da coordenação de curso de graduação na conjuntura da educação como negócio. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e432752, 2024. DOI: 10.14244/198271994327. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4327. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-27
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-03-11
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25