Diadorim, formação (educação) e dialética do sujeito em Grande Sertão: Veredas (Diadorim, dialectic bildung (education) and the subject in Grande Sertão: Veredas)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992047Abstract
Abstract
This paper intends to analyze the trajectory of Diadorim as an expression of the dialectic formation of the subject. For such, we discuss Diadorim´s (Reinaldo) central role in the actions of Riobaldo, and their friendship relation. The complexity of the relation between two peers (jagunços), who differ in gender, suggests the otherness (their love). Diadorim poses the dialectic which subjective formation demands in face of the varied situations which the individual has to go through in life.
Resumo
O presente artigo pretende analisar o percurso de Diadorim, reconhecendo-o como expressão da formação dialética do sujeito. Para alcançar este objetivo apontamos a centralidade de Diadorim (Reinaldo) nas ações de Riobaldo, discutindo a relação de amizade entre eles. A complexidade da relação entre iguais (dois jagunços) e entre desiguais (homem e mulher) sugere a diferença (o amor entre os dois). Diadorim, por fim, estabelece a dialética que a formação subjetiva exige diante das distintas situações com as quais o sujeito se defronta na vida.
Resumen
El artículo analiza el camino de Diadorim, reconociéndole como expresión de la formación dialéctica de sujeto. Indicamos la centralidad de Diadorim (Reinaldo) en las acciones de Riobaldo, discutiendo la relación de amistad entre ellos. La complexidad de la relación entre iguales (dos jagunços) y e entre desiguales (hombre y mujer) sugiere lo distinto (el amor entre los dos). Finalmente, Diadorim establece la dialéctica que la formación (educación) subjetiva exige delante de las distintas situaciones con las cuales el sujeto se enfrenta en la vida.
Keywords: Literature, Art, Diadorim, Bildung.
Palavras-chave: Literatura, Arte, Diadorim, Formação (Educação).
Palabras clave: Literatura, Arte, Diadorim, Formación (Educación).
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