A permanência escolar e suas relações com a política de assistência estudantil
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991299Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991299
Este artigo tem o objetivo de investigar a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na forma integrada ao ensino médio e suas relações com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Brasil. Possui abordagem metodológica qualitativa utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso, empregando, no levantamento de dados, questionários e entrevistas com estudantes bolsistas do Programa de Bolsas dessa instituição de ensino e com os gestores da Secretaria de Políticas Estudantis (SPE). A análise dos dados relativos à permanência escolar, sob a ótica dos estudantes bolsistas e gestores da SPE, revela dois aspectos considerados importantes para a sua permanência nesta instituição: a disponibilidade, proporcionada pelo aporte financeiro, que permite a dedicação exclusiva aos estudos e o prestígio social da instituição que desperta neles a esperança de um futuro mais promissor, principalmente no que se refere à qualificação para o mundo do trabalho. Já os gestores da SPE sinalizam os desafios da PAE, particularmente, aqueles que dizem respeito à ampliação de direitos dos estudantes e efetivação de metas relativas à gestão do programa. Também, apontam para a importância de que a PAE deixe de ser uma política de governo e se transforme em política de Estado.
Palavras-chave: Permanência escolar, Política de assistência estudantil, Educação profissional técnica de nível médio, Programa de bolsas.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-09-07
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-26