A permanência escolar e suas relações com a política de assistência estudantil

Autores/as

  • Gleice Emerick de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais
  • Maria Rita Neto Sales Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991299

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991299

Este artigo tem o objetivo de investigar a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na forma integrada ao ensino médio e suas relações com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Brasil. Possui abordagem metodológica qualitativa utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso, empregando, no levantamento de dados, questionários e entrevistas com estudantes bolsistas do Programa de Bolsas dessa instituição de ensino e com os gestores da Secretaria de Políticas Estudantis (SPE). A análise dos dados relativos à permanência escolar, sob a ótica dos estudantes bolsistas e gestores da SPE, revela dois aspectos considerados importantes para a sua permanência nesta instituição: a disponibilidade, proporcionada pelo aporte financeiro, que permite a dedicação exclusiva aos estudos e o prestígio social da instituição que desperta neles a esperança de um futuro mais promissor, principalmente no que se refere à qualificação para o mundo do trabalho.  Já os gestores da SPE sinalizam os desafios da PAE, particularmente, aqueles que dizem respeito à ampliação de direitos dos estudantes e efetivação de metas relativas à gestão do programa. Também, apontam para a importância de que a PAE deixe de ser uma política de governo e se transforme em política de Estado.

Palavras-chave: Permanência escolar, Política de assistência estudantil, Educação profissional técnica de nível médio, Programa de bolsas.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Rita Neto Sales Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia da Fundação Cultural de Belo Horizonte (1990), mestrado em Educação - Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Filosofia (Phd.) com concentração em Instructional Design, e dominio conexo em International Intercultural Development Education - Florida State University (1985). Realizou estágios de pós doc e pós doc sênior na PUC/SP, áreas: Currículo, Ensino e Educação profissional (Trabalho e Educação) e na Universidade do Minho em Portugal, na área de ensino e currículo. Professora Titular (por concurso) aposentada da UFMG, é Professora titular (processo de promoção funcional com análise de curriculo e defesa de memorial) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores da educação profissional, teoria da didática e formação tecnológica. Entre suas produções tecnicas principais encontram-se: participação na Comissão de Avaliação (Pós-graduação) da CAPES, participação no Comitê Científico da área de Educação do CNPq. De 2003 a 2010, esteve participando em equipes de consultoria do MEC/SETEC, para definição de políticas publicas na área da Educação Profissional e Tecnológica. Também desde 2003, desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, a maioria com financiamento do CNPq e da FAPEMIG. Em 2007, coordenou o Projeto interinstitucional Formação e produção científica e tecnologica na Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, envolvendo: CEFET-MG, FaE-UFMG, UFV, UEMG e o CEFET de Januária, no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à EJA - PROEJA - CAPES/SETEC.. Em 1º de outubro de 2011, foi Eomeada membro da Câmara de Assessoramento (CHA) da FAPEMIG. Em 2014 recebeu a Comenda "Presidente Luiz Inácio Lula da Silva", por serviços prestados à Educação Profissional no Brasil.

Publicado

2015-11-26

Cómo citar

OLIVEIRA, G. E. de; OLIVEIRA, M. R. N. S. A permanência escolar e suas relações com a política de assistência estudantil. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 198–215, 2015. DOI: 10.14244/198271991299. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1299. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-04-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-09-07
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-26