Pró-Matemática/UEL na formação do professor: Episódio de um trabalho com a análise da produção escrita
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991168Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991168
O objetivo deste artigo é relatar um episódio de um trabalho realizado no 1º semestre de 2013 no âmbito do Pró-Matemática/UEL na Formação do Professor, projeto de extensão do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (Londrina-PR, Brasil). Visando possibilitar reflexão a respeito de conteúdos matemáticos que poderiam emergir na resolução de questões de Matemática da Educação Básica, a análise da produção escrita foi adotada como estratégia norteadora. Em um primeiro momento, os participantes resolveram um pré-teste composto por algumas questões de Matemática da Educação Básica. Em outro momento, cada um pôde realizar uma análise da produção escrita presente na resolução de uma questão de modo que as informações obtidas auxiliassem a refletir e a discutir acerca do conteúdo matemático presente. Por meio dessa análise, os participantes do projeto puderam identificar estratégias e procedimentos de resolução, levantar hipóteses a respeito da interpretação do enunciado da questão, tentar identificar indícios de dúvidas do colega quanto ao conteúdo matemático, no caso aqui relatado, Média.
Palavras-chave: Educação matemática, Pró-Matemática/UEL, Análise da produção escrita em Matemática.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-01-29
##plugins.generic.dates.published## 2015-05-28