Lúdico, infância e educação escolar: (des)encontros
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199100Abstract
Essa pesquisa reconhece no lúdico um rico espaço de aprendizagem para a criança, uma vez que mobiliza fantasias da ordem do erótico e do agressivo e faz delas alimento para a elaboração de um saber ao nível da razão, pela via da simbolização e da sublimação. Assim sendo, questiona-se como o lúdico tem sido considerado e acolhido na instituição de educação infantil brasileira. O objetivo dessa pesquisa é investigar como o lúdico é acolhido na prática pedagógica do professor que atua na instituição de Educação Infantil. Foram realizadas entrevistas com três professoras que trabalham em instituições de educação infantil pública municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. As entrevistas foram analisadas à luz do referencial teórico psicanalítico. As análises apontam que as professoras concebem o lúdico ora como recreação ora como instrumento pedagógico, essencialmente. Tomado como recreação, o lúdico é caracterizado como passatempo, atividade descompromissada, improdutiva, sem valor. Tomado como recurso/instrumento didático para o ensino de determinados conteúdos/conhecimentos (como o alfabeto, por exemplo), o lúdico racionalizado. Concluindo, podemos dizer que, muito embora o lúdico esteja presente na escola, o que essa pesquisa demonstra é uma desvalorização do lúdico como recurso educativo. Desvalorização que denota a desconsideração da escola contemporânea em relação ao inconsciente – ao desejo, a fantasia, ao infantil.
Palavras-chave: Lúdico. Educação Infantil. Professor. Psicanálise.
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