Entre sonhos e astúcia, as relações com o saber acadêmico de universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6911

Palavras-chave:

Relações com o saber, Estudo de caso, Ensino Superior

Resumo

A partir da ampliação do acesso à universidade e da mudança no perfil do alunado, o texto relata um estudo de caso sobre dez universitários brasileiros e suas relações com o saber, baseado na teoria de Bernard Charlot. Usando questionários, “inventários de saber” e entrevistas para coleta de dados, buscaram-se conhecer as mobilizações para o curso superior, a compreensão do sentido do saber acadêmico e seu valor para esses estudantes de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, História, Geografia, Serviço Social e Psicologia. Três tipos de processos de mobilização para a atividade acadêmica foram categorizados: processos de sujeitos que desejam adquirir uma profissão; processos de sujeitos empíricos; e processos de sujeitos epistemológicos. Comum a todos aparece um planejamento de percursos acadêmicos a longo prazo, que lhes assegurem manutenção e/ou mobilidade social ascendente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eloiza Dias Neves, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Humanas-Educação (2008) e mestre em Educação Brasileira (2002) pela PUC-Rio, é graduada e licenciada em Letras pela UFRJ (1984). Fez pós-doutorado com supervisão de Bernard Charlot em 2012. Foi professora visitante do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em 2017. Atuou na rede particular e pública de ensino no Rio de Janeiro desde 1984, da educação básica até o ensino superior. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF/ESR, onde atua como líder do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Educação (NEEPEd). Tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase na profissão docente na escola básica (formação e saberes), ensino superior, relações com o saber, educação ambiental e linguagem.

Referências

BICALHO, Maria Gabriela. P. e SOUZA, Maria Regina. Relação com o saber de estudantes universitários: Aprendizagens e processos. In: Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 3, p. 617-635, jul./set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n3/aop1424.pdf. Acesso em: 15 mai. 2016.

BRASIL. (2019). Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: abril 2019.

BRASIL. Censo da Educação Superior. Disponível em http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2012/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2012.pdf/ Acesso em:mar 2016, 2016.

CANÁRIO, Rui. O que é a Escola? Um “olhar” sociológico. Porto, Portugal: Porto editora, 2005.

CERTEAU, Michel. (1994). A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, Brasil: Vozes.

CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre, Brasil: Artmed, 2005.

CHARLOT, Bernard. (2006) As novas relações com o saber na universidade contemporânea. In: NASCIMENTO, Jorge Carvalho do (dir). Ensino Superior, Educação Escolar e Práticas Educativas Extra-Escolares. São Cristovão: Editora UFS, p. 11-31, 2006.

CHARLOT, Bernard. A Relação Com o Saber nos Meios Populares. Porto, Portugal: Livpsic, 2009.

CHARLOT, Bernard. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 12 agosto 2012, 2012.

CHARLOT, Bernard e SILVA, Veleida Anahí da. De Abelardo até a classificação de Xangai: as universidades e a formação dos docentes. Educar, Editora UFPR, Curitiba, n. 37, p. 39-58, maio/ago, 2010.

COULON, Alain. A Condição de Estudante: A entrada na vida universitária. Salvador: EDUBRA, 2008.

CRUZ, José Luis Vianna. Projeto Nacionais, Elites Locais e Regionalismo.-desenvolvimento e dinâmica territorial no Norte Fluminense. 2003. 338p. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Rio de Janeiro: IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2014. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Indicadores_Sociais/Sintese_de_Indicadores_Sociais_2014/SIS_2014.pdf>

KALALI, Faouzia. Rapport au savoir : bilan sur la place du sujet dans les différents travaux. In: Actualité de la Recherche en Education et en Formation, Strasbourg. Disponível em http://aref2007.u-strasbg.fr/actes_pdf/AREF2007_Faouzia_KALALI_422.pdf, Acesso em: 10 mai. 2016.

LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável. São Paulo, Brasil: Ática, 1997.

SANTOS, Acácia A. Angelus dos, et al. Integração ao Ensino Superior e Satisfação Acadêmica em Universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 33 (4), 780-793, 2013.

SANTOS, Boaventura S. Pela Mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 14.ed. São Paulo, Brasil: Cortez, 2013.

SCHNAPPER, Dominique. A Compreensão Sociológica. Lisboa, Portugal: Gradiva., 2000.

SILVA, Jailson de Souza e. Por que uns e não outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2003.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: Percursos de estudantes universitários de camadas populares. In: Revista Brasileira de Educação, v.11, n.32, maio/ago.2006, p.226-370.

Downloads

Publicado

15.11.2024

Como Citar

NEVES, Eloiza Dias. Entre sonhos e astúcia, as relações com o saber acadêmico de universitários brasileiros. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6911168, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6911. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6911. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relação com o saber e perspectivas de formação
##plugins.generic.dates.received## 2024-11-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-15

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.