Em defesa da escola: evidenciando práticas avaliativas bem-sucedidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995277

Palavras-chave:

c

Resumo

Este artigo aborda experiências bem-sucedidas de avaliação formativa, com o intuito de evidenciar a relevância desse processo como um ato diagnóstico e acolhedor. Visa, também, salientar a importância da escola de educação básica. Embora isso pareça uma obviedade, vivemos um período político de ataques à escola, especialmente à pública. O texto resulta de um projeto de pesquisa que objetivou identificar e analisar práticas de avaliação formativa presentes em escolas da região de Chapecó (SC) e compreender como elas contribuem no desempenho escolar e na vida dos estudantes. Este artigo faz referência a uma única escola, embora a pesquisa, na íntegra, contemple três, indicadas como destaques por gestores da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Chapecó (SC) e da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).  O material empírico foi gerado por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores das escolas indicadas que tiveram suas práticas avaliativas apontadas como bem-sucedidas pelos gestores escolares. O material foi examinado pela perspectiva de análise de conteúdo, com amparo teórico em Bardin. O estudo aponta que apesar das acusações pelas quais passa a escola, ela representa um espaço e tempo de suspensão, de transformação e forma de tempo livre, assim como do que Larrosa (2002) denomina de “experiência”.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva; líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

Ireno Antônio Berticelli , Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Educação: Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) Especialista em Ensino Superior, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis  (UCP); Graduado em Pedagogia: Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); Integrante da Linha de Pesquisa Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas  e do Grupo de pesquisa Formação de professores e práticas pedagógicas na Unochapecó.

Taise Dall'Asen, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutoranda em Educação pela Universidad Diego Portales (UDP) e Universidad Alberto Hurtado (UAH) em Santiago no Chile; Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Docência em Libras e em Literatura Portuguesa em Faculdade São Braz. Integrante do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); Integrante do Projeto de Pesquisa “Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva”;  pesquisadora no Centro de Investigación Iberoamericano em Educación.

Aleandra Defaveri Cristova, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ


Mestranda em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ);

Especialista Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional; Graduada em Educação Especial (2014); Graduada em Pedagogia Anos Iniciais e Educação Infantil (2004), pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ; Integrante do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas; integrante do Projeto de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. Atualmente é professora efetiva da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Chapecó (SC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Atuou também como coordenadora pedagógica na Apae de Chapecó.

Downloads

Publicado

29.07.2024

Como Citar

MARA ZANCANARO PIECZKOWSKI, Tania; ANTÔNIO BERTICELLI , Ireno; DALL’ASEN, Taise; DEFAVERI CRISTOVA, Aleandra. Em defesa da escola: evidenciando práticas avaliativas bem-sucedidas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e527793, 2024. DOI: 10.14244/198271995277. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5277. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-29