Acolhimento profissional como estratégia de indução docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996416

Palavras-chave:

Comunidade de Aprendizagem docente, Indução docente, Professores iniciantes, Acolhimentos receptivo e profissional.

Resumo

O artigo focaliza constatações de uma pesquisa com professoras iniciantes e experientes, que integram uma comunidade de aprendizagem docente, com o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre elas a partir das narrativas sobre os movimentos de acolhimento e seu potencial contributivo para uma indução docente formadora de práticas profissionais. Teoricamente, apoiou-se nos estudos de Zeichner (2010; 2014), Cochran-Smith (2002) e Nóvoa (2017). Metodologicamente, conduziu-se um estudo de caso, com entrevistas e observação participante online, de modo que as expectativas, as experiências e as trajetórias de inserção das professoras fossem compreendidas tendo em vista a tecitura de relações estabelecidas entre iniciantes e experientes durante o período da inserção profissional. Assim, organiza-se em torno de dois eixos analíticos: acolhimento profissional docente e comunidade de aprendizagem docente. Conclui-se que as ações de acolhimento são traduzidas em duas perspectivas: receptiva e profissional, que, por não serem excludentes, podem contribuir para a indução docente. A pesquisa indica que as comunidades de aprendizagem docente podem facilitar o acolhimento profissional enquanto estratégia de indução docente, posto que, quando são organizadas considerando quem são os sujeitos, reconhecendo a horizontalidade de saberes e as diferentes formas de exercer a docência, contribuem para se pensar as práticas profissionais que rompem o isolamento e abandono da profissão nos primeiros anos.

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Biografia do Autor

Fernanda Lahtermaher, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ)

Doutora em Educação com ênfase na Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É integrante do GEPED (Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores), grupo vinculado ao LEPED (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores). Coordenadora da CODEP (Comunidade de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento profissional docente) Professora Efetiva dos Anos Iniciais no Colégio de Aplicação da UFRJ.

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Publicado

31.05.2024

Como Citar

LAHTERMAHER, Fernanda. Acolhimento profissional como estratégia de indução docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6416011, 2024. DOI: 10.14244/198271996416. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6416. Acesso em: 25 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
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