Formação de professores e as “novas/velhas” diretrizes curriculares nacionais: contribuições para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995283

Palavras-chave:

c

Resumo

As políticas de formação de professores têm sido impactadas, a partir de 2017, por sucessivas alterações nas diretrizes curriculares referentes a formação inicial e continuada, materializadas nas Resoluções CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 e Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Assim, o objetivo deste trabalho foi inventariar como as instituições de educação superior, as entidades representativas dos profissionais e a comunidade científica têm se posicionado frente a essas normativas. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam-se pela abordagem qualitativa exploratória realizada por meio da pesquisa bibliográfica e análise documental. Assim, foram consultados trabalhos publicados em revistas e e-books no período de 2018 a 2020 e analisados os textos legais (propostas, pareceres e resoluções) formulados/aprovados pelo Conselho Nacional de Educação e os textos publicizados pelas entidades representativas dos professores acerca dessas normativas. Da leitura do material emergiram três temas: a) o processo de elaboração e o teor dos documentos normativos; b) o posicionamento das entidades representativas dos profissionais e da comunidade científica acerca do processo de elaboração das normativas; c) as razões das discordâncias, especialmente argumentos relativos ao conteúdo e possíveis implicações sobre a formação inicial e continuada de professores. Conclui-se que os referidos textos legais são alvo de questionamentos quanto a sua necessidade e processo de elaboração e de críticas em relação ao seu conteúdo, fortemente influenciado pelos organismos internacionais e baseado numa visão pragmatista que visa adequar a formação de professores à lógica empresarial que conforma o ensino brasileiro na atualidade

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Biografia do Autor

Marilandi Maria MAscarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação na Universidade de Passo Fundo e Mestre em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Póa-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.

Andreia Stochero Binelo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestranda em Educação. Licenciada em Pedagogia Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006) e graduação em Educação Especial pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2014). Especialização em psicopedagogia e Formação da Currículo. Assistente de Educação da EEB Tancredo de Almeida Neves e coordenadora da EEB Diogo Alves da Silva, Chapecó - SC.

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Publicado

28.07.2024

Como Citar

MARIA MASCARELLO VIEIRA, Marilandi; STOCHERO BINELO, Andreia. Formação de professores e as “novas/velhas” diretrizes curriculares nacionais: contribuições para o debate. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e528387, 2024. DOI: 10.14244/198271995283. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5283. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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