Os efeitos do ensino remoto e a distância na qualidade de vida das pessoas idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6331

Palavras-chave:

Distanciamento social, Modalidades de ensino, Qualidade de vida, Tecnologias

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar se o Ensino Remoto (ER) e a Distância (EaD) proporcionam melhora na qualidade de vida das pessoas idosas. E adicionalmente, analisar a frequência de uso do smartphone por essa amostra. O estudo foi do tipo longitudinal, quantitativo, analítico, experimental e randomizado. Foram avaliados dados socioeconômicos, qualidade de vida, autoestima, relações pessoais e autonomia pelas escalas World Health Organization Quality of Life, bref (WHOQOL-bref), World Health Organization Quality of Life, old (WHOQOL-OLD), e a função cognitiva pela Brazilian Telephone Mini-Mental State Examination (Braztel-MMSE). Todos os questionários foram aplicados de forma online, por meio do Google Meet. Participaram da pesquisa 48 pessoas idosas, que foram aleatoriamente divididas em 2 grupos: 24 no ER e 24 na EaD. Comparando os escores de qualidade de vida entre os grupos, verificou-se que o grupo ER melhorou os seguintes domínios: atividades passadas, presentes e futuras (p=0,031), meio ambiente (p=0,016), qualidade de vida global e percepção geral da saúde (p=0,026), e total (p=0,018) pelo WHOQOL-OLD e WHOQOL-bref. Verificou-se que o ER proporcionou às pessoas idosas aumento nos domínios atividades passadas, presentes e futuras, meio ambiente, qualidade de vida global e percepção geral da saúde, e total; e no uso do smartphone em comparação às pessoas idosas do EaD.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jocênio Marquios Epaminondas, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Doutorando em Gerontologia (Linha de Pesquisa: Tecnologia) pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Educação e em Redes de Computadores, Graduado em Administração de Empresas, Tecnólogo em Análise de Sistemas e Licenciado em Informática. Professor Efetivo do Instituto Federal de Brasília - IFB, Líder do grupo de pesquisa Inclusão Digital e Social para Pessoas Idosas do IFB (IFB60+), responsável pelo projeto de Inclusão Digital para Pessoas Idosas do Campus Ceilândia e autor de livros na área de inclusão digital para pessoas idosas.

Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo; Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Itália; Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente está como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado). Leciona no curso de graduação em Medicina desde fevereiro de 2010, na disciplina de Internato em Saúde Comunitária, bem como no curso de Filosofia em Ambiente Virtual. Tem experiência profissional como professor de ensino superior desde 1991, nas áreas de Qualidade de Vida e Envelhecimento, Ética, Bioética, Ciência da Religião. Atua como professor do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1 (Saúde, Funcionalidade no Envelhecimento) e Linha 2 (Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, realizando pesquisas em pesquisas na área envelhecimento e religiosidade, Políticas Públicas para o envelhecimento, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelos idosos. Concluiu o pós-doutorado no Departamento Cárdio-Vascular-Toráxico e Saúde Pública na Universidade de Pádua (Itália).

Karla Helena Coelho Vilaça e Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutorado e Mestrado em Investigação Biomédica no Departamento de Clínica Médica - Divisão de Geriatria pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-FMRP/USP, especialização em ortopedia e residência em Fisioterapia Aplicada à Geriatria pela Universidade de Franca, graduação em Fisioterapia pela Universidade de Franca. Foi professora substituta da disciplina teórica e do estágio supervisionado em Fisioterapia Geriátrica (40h) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora desde 2011 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) atuando como professora do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1. Aspectos Físicos, Biológicos, Epidemiológicos e Tecnológicos do Envelhecimento. É professora também da graduação no curso de Fisioterapia com experiência na área de Fisioterapia com ênfase em saúde coletiva, saúde do idoso e saúde da mulher. Atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do idoso, Gerontecnologia, longevidade, saúde da mulher, composição corporal, capacidade funcional, gerontologia e promoção de saúde. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG, membro da Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento - REPRINTE e da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia ABRAFIGE.

Referências

BALDISSEROTTO, Julio; SANTOS, Camila Mello dos; MARCHI, Renato José de; HELENA, Aline Blaya Martins Santa; BULGARELLI, Alexandre. PESSOAS IDOSAS, COVID-19 E SAÚDE BUCAL: interlocuções, particularidades e reflexões. Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento, v. 25, n. 3, p. 363-375, 4 set. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22456/2316-2171.106560. Acesso em: 23 out. 2022.

CAI, Jinfang; KOSAKA, Michitaka. Learner-engaged curriculum co-development in Older Adult Education: lessons learned from the universities for older adults in china. International Journal Of Educational Research, v. 98, p. 36-47, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijer.2019.08.011. Acesso em 01 nov.2022.

CASTRO, Beatriz Rodrigues; SILVA, Giovana Oliveira da; CARDOSO, Andrezza Veridyanna; ROCHA, Luanna Sousa; CHARIGLIONE, Isabelle Patricia Freitas Soares. A expressão do idadismo em tempos de Covid-19: Uma reflexão teórica. Revista Kairós-Gerontologia, v. 23, p.479-497, 30 set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p479-497. Acesso em 01 jul.2022.

CARVALHO, Glaucia Mauch de; TARALLO, Roberta dos Santos; BATISTONI, Samila Sathler Tavares; CACHIONI, Meire. REDES SOCIAIS E GERATIVIDADE: a experiência do programa idosos on-line. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, v. 19, n. 3, p. 793-812, 31 mar. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22456/2316-2171.40759. Acesso em 12 dez.2022.

CEDILLO, Priscila; BERMEO, Alexra; BELTRAN, Paola; RODRIGUEZ-CH, Paul; SERRANO, Freddy. A Method for Building Massive Open Online Courses for Elderly People MOOCEP: from the user perceptions. 2018 Ieee Frontiers In Education Conference (fie), pp. 1-7, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/fie.2018.8658587. Acesso em 19 ago.2022.

CGI.br. Comitê Gestor da Internet no Brasil (2021). Painel TIC COVID-19: Pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. São Paulo: CGI.br. Disponível em https://cetic.br/pt/publicacao/painel-tic-covid-19/. Acesso em 18 dez.2022.

CHIU, Ching-Ju; TASI, Wan-Chen; YANG, Wan-Lin; GUO, Jong-Long. How to help older adults learn new technology? Results from a multiple case research interviewing the internet technology instructors at the senior learning center. Computers & Education, v. 129, p. 61-70, fev. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2018.10.020. Acesso em 07 jul.2022.

DAMANT, Jacqueline; KNAPP, Martin; FREDDOLINO, Paul; LOMBARD, Daniel. Effects of digital engagement on the quality of life of older people. Health & Social Care In The Community, v. 25, n. 6, p. 1679-1703, 2017. Wiley. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/hsc.12335. Acesso em 26 ago.2022.

DEMIREKIN, Zeynep Başağaoğlu; BUYUKCAVUS, Muhammed Hilmi. Effect of distance learning on the quality of life, anxiety and stress levels of dental students during the COVID-19 pandemic.Bmc Medical Education, v. 22, n. 1, p. 2-9, 23 abr. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1186/s12909-022-03382-y. Acesso em 09 out.2022.

FONG, Ben Y. F.; YEE, Hilary H. L.; NG, Tommy K. C.; LAW, Vincent T. S.. The use of technology for online learning among older adults in Hong Kong. International Review Of Education, v. 68, n. 3, p. 389-407, jun. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11159-022-09957-7. Acesso em 09 out.2022.

FLAUZINO, Karina de Lima; PIMENTEL, Maria da Graça Campos; BATISTONI, Samila Sathler Tavares; ZAINE, Isabela; VIEIRA, Lilian Ourém Batista; RODRIGUES, Kamila Rios da Hora; CACHIONI, Meire. Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236104913. Acesso em 13 jul.2022.

FLECK, Marcelo Pa; LOUZADA, Sérgio; XAVIER, Marta; CHACHAMOVICH, Eduardo; VIEIRA, Guilherme; SANTOS, Lyssandra; PINZON, Vanessa. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida. Revista de Saúde Pública, v. 34, n. 2, p. 178-183, abr. 2000. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102000000200012. Acesso em 21 jul.2021.

FLECK, Marcelo P; CHACHAMOVICH, Eduardo; TRENTINI, Clarissa. Development and validation of the Portuguese version of the WHOQOL-OLD module. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 5, p. 785-791, out. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102006000600007. Acesso em 27 jul.2021.

HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida; SANTANA, Rosimere Ferreira. Saúde Do Idoso Em Tempos De Pandemia COVID-19. Cogitare Enfermagem, v. 25, 28 abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72849. Acesso em 18 jul.2022.

LORETO, Elisa Sergi Gordilho; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Desafios e possibilidades para a Inclusão Digital da Terceira Idade. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 120-137, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/1982719973. Acesso em 13 nov.2022.

MACHADO, Letícia Rocha; BEHAR, Patrícia Alejandra; DOLL, Johannes. O Uso De Um Ambiente Virtual De Aprendizagem Por Idosos: Considerações e Discussões. Nuevas Ideas em Informática Educativa. Congresso Internacional de Informática Educativa, TISE. vol. 7, 247-254, Chile, 2011. Disponível em: <http://www.niee.ufrgs.br/eventos/TISE/2011/TISE2011.pdf>. Acesso em 30 jul.2022.

MACHADO, Leticia Rocha; MENDES, Jozelina; GRANDE, Tássia Priscila; JUSTIN, Larissa; BEHAR, Patricia. Social Map Tool: analysis of the social interactions of elderly people in a virtual learning environment. Smart Education And E-Learning 2018, p. 165-174, 29 mai 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-92363-5_15. Acesso em 05 ago.2022.

MENDES, Jozelina; MACHADO, Leticia; SAMPAIO, Deyse; HEIS, Edimara; BEHAR, Patricia. Social interactions of the elderly: mapping pedagogical strategies for distance. 2017 12Th Iberian Conference On Information Systems And Technologies (Cisti), jun. 2017. IEEE. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23919/cisti.2017.7975897. Acesso em 20 nov.2022.

MANNHEIM, Ittay; SCHWARTZ, Ella; XI, Wanyu; BUTTIGIEG, Sandra C.; MCDONNELL-NAUGHTON, Mary; WOUTERS, Eveline J. M.; VAN ZAALEN, Yvonne. Inclusion of Older Adults in the Research and Design of Digital Technology. International Journal Of Environmental Research And Public Health, v. 16, n. 19, p. 3718, 2 out. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3390/ijerph16193718. Acesso em 20 nov.2022.

MANSO, Maria Elisa Gonzalez; MARESTI, Leandro Tadeu Prazeres; OLIVEIRA, Henrique Souza Barros de. Análise da qualidade de vida e fatores associados em um grupo de idosos vinculados ao setor suplementar de saúde da cidade de São Paulo, Brasil. Rev. bras. geriatr. gerontol, v. 22, n. 4, e190013, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562019022.190013. Acesso em 15 ago.2022.

MARTINS, Manoela Domingues; CARRARD, Vinicius Coelho; SANTOS, Camila Mello dos; HUGO, Fernando Neves. COVID‐19—Are telehealth and tele‐education the answers to keep the ball rolling in Dentistry? Oral Diseases, v. 28, n. 1, p. 945-946, 29 jul. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/odi.13527. Acesso em 29 out.2022.

MENDONÇA, Jurilza Maria Barros de; ABIGALIL, Albamaria Paulino de Campos; PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira; YUSTE, Antonio; RIBEIRO, Joaquim Hudson de Souza. O sentido do envelhecer para o idoso dependente. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 1, p. 57-65, jan. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020261.32382020. Acesso em 10 nov.2022.

MITZNER, Tracy L; STUCK, Rachel; HARTLEY, Jordan Q; BEER, Jenay M; A ROGERS, Wendy. Acceptance of televideo technology by adults aging with a mobility impairment for health and wellness interventions. Journal Of Rehabilitation And Assistive Technologies Engineering, v. 4, p. 1-12, jan. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/2055668317692755. Acesso em 03 out.2022.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista Ufg, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Acesso em 28 nov.2022.

PALU, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia, p. 242-256, 2020. Editora Ilustração. Disponível em: http://dx.doi.org/10.46550/978-65-991146-9-4. Acesso em 11 jul.2022.

PEDROSO, Bruno. A trajetória das ferramentas para o cálculo dos escores e da estatística descritiva dos instrumentos WHOQOL-100/WHOQOL-bref. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, v. 12, n. 1, e11476. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbqv.v12n1.11476. Acesso em 22 set.2022.

PEIXOTO, Nádia; LIMA, Lara Carvalho Vilela; BITTAR, Cléria Maria Lobo. Percepções sobre qualidade de vida entre idosos que participam de uma Universidade Aberta para Maturidade. Acta Scientiarum. Human And Social Sciences, v. 39, n. 2, p. 209, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i2.33089. Acesso em 08 out.2022.

PIRES, Herivelton Pereira; MARQUES, Lidiane Aparecida. O Acesso às Tecnologias: a terceira idade digital e conectada. Revista Ciência Geográfica, v. 26, n. 01, p. 346-355, 20 jul. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2890. Acesso em 06 set.2022.

PU, Lihui; MOYLE, Wendy; JONES, Cindy; TODOROVIC, Michael. The Effectiveness of Social Robots for Older Adults: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled studies. The Gerontologist, v. 59, n. 1, p. e37-e51, 12 jun. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1093/geront/gny046. Acesso em 17 set.2022.

REZENDE, Edson José Carpintero; CAMPOS, Cláudia Fátima. Inclusão Digital e Envelhecimento: uma abordagem centrada no humano e social pelo design. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, n. 121, p. 101-117, 15 dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18682/cdc.vi121.4380. Acesso em 04 dez.2022.

ROCHA, Flavia Sucheck Mateus da; LOSS, Taniele; ALMEIDA, Braian Lucas Camargo; MOTTA, Marcelo Souza; KALINKE, Marco Aurélio. O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19. Interaccoes, v. 55, n. 16, p. 58-82, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.20703. Acesso em 17 ago.2022.

ROMERO, Dalia Elena; MUZY, Jéssica; DAMACENA, Giseli Nogueira; SOUZA, Nathalia Andrade de; ALMEIDA, Wanessa da Silva de; SZWARCWALD, Celia Landmann; MALTA, Deborah Carvalho; BARROS, Marilisa Berti de Azevedo; SOUZA JÚNIOR, Paulo Roberto Borges de; AZEVEDO, Luiz Otávio. Idosos no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: efeitos nas condições de saúde, renda e trabalho. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 3, p. 1-16, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00216620. Acesso em 15 set.2022.

SANTOS, Camila de Souza dos; BESSA, Thaíssa Araujo de; XAVIER, André Junqueira. Fatores associados à demência em idosos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 2, p. 603-611, fev. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020252.02042018. Acesso em 06 jul.2022.

SILVA, Andrey Ferreira da; ESTRELA, Fernanda Matheus; LIMA, Nayara Silva; ABREU, Carlos Tibúrcio de Araújo. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, n. 2, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312020300216. Acesso em 02 dez.2022.

SILVA, Siony da. Inclusão digital para pessoas da terceira idade. Dialogia, v. 6, p. 139-148, 29 jul. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1118. Acesso em 27 set.2022.

SILVEIRA, Michele Marinho da; KÜMPEL, Daiana Argenta; ROCHA, Josemara de Paula; PASQUALOTTI, Adriano; COLUSSI, Eliane Lucia. Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 7, n. 13, p. 1-7, 13 dez. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rts.v7n13.2581. Acesso em 04 nov.2022.

SOUSA, Árlen Almeida Duarte de et al., (2018). Quality of life and functional disability among elderly enrolled in the family health strategy. ABCS Health Sci, 43(1), 14-24. disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/06/883996/abcs-health-pdf.pdf. Acesso em 09 ago.2022.

SUNGSRI, Sumalee. Knowledge Provision Model Through Distance Learning Method for Promoting Quality of Life of the Elderly in Rural Areas of Thailand. Journal Of Education And Learning, v. 10, n. 2, p. 129-138, 10 mar. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5539/jel.v10n2p129. Acesso em 22 dez.2022.

TAVARES, Maria Augusta. Envelhecimento e trabalho na sociedade capitalista. Revista Katálysis, v. 23, n. 1, p. 143-151, abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p143. Acesso em 01 set.2022.

THROFAST, Victoria; HELLSTRÖM, Lina; HOVSTADIUS, Bo; PETERSSON, Göran; ERICSON, Lisa. E-Learning for the elderly on drug utilization: a pilot study. Health Informatics Journal, v. 25, n. 2, p. 227-239, 2 maio 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1460458217704245. Acesso em 20 set.2022.

UN, United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2019). World Population Ageing 2019: Highlights (ST/ESA/SER.A/430). Disponível em https://www.un.org/en/development/desa/population/publications/pdf/ageing/WorldPopulationAgeing2019-Highlights.pdf. Acesso em 25 jul.2022.

VELOSO, Braian; MILL, Daniel. Educação a distância e ensino remoto: oposição pelo vértice. No SciELO Preprints, 20 jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3506. Acesso em 07 out.2022.

VIEIRA, Mauricio Aires; CORTES, Marilice; ABRAO, Ruhena Kelber. O perfil educacional dos estudantes da Educação a distância da Unipampa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, v. 36, n. 3, p. 1029-1045, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21573/vol36n32020.104884. Acesso em 14 dez.2022.

VINCENZO, Jennifer L; HERGOTT, Colleen; SCHRODT, Lori; ROHRER, Beth; BRACH, Jennifer; TRIPKEN, Jennifer; SHIRLEY, Kathleen D; SIDELINKER, Jennifer C; SHUBERT, Tiffany e. Capitalizing on Virtual Delivery of Community Programs to Support Health and Well-Being of Older Adults. Physical Therapy, v. 101, n. 4, p. 41-50, 13 jan. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1093/ptj/pzab001. Acesso em 29 set.2022.

Downloads

Publicado

04.12.2024

Como Citar

EPAMINONDAS, Jocênio Marquios; ALVES, Vicente Paulo; COELHO VILAÇA E SILVA, Karla Helena. Os efeitos do ensino remoto e a distância na qualidade de vida das pessoas idosas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6331190, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6331. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6331. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-02-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-24
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-04

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.