Implementação do programa escola cívico-militar: os efeitos do dispositivo de terceirização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6774

Palavras-chave:

Dispositivo de Terceirização, Servidão voluntária, Programa escola cívico-militar

Resumo

O processo de militarização das escolas públicas se atualizou, em 2020, a partir do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Tal programa, foi uma iniciativa do Ministério da Educação visando a implementação de 216 Escolas Cívico-Militares no Brasil, até 2023, sendo gradativamente instauradas 54 por ano. Neste artigo, buscou-se problematizar a adesão voluntária da população para essa instauração. Para isso, foram utilizados conceitos pós estruturalistas de Michel Foucault, especialmente o seu conceito de dispositivo, e no filósofo Étienne de La Boetié e sua obra intitulada Discurso sobre a servidão voluntária. Neste ensaio pós estruturalista, embasados em conceitos foucaultianos, analisamos como o programa põe a funcionar um novo dispositivo, denominado dispositivo de Terceirização. O dispositivo de terceirização emerge na atualidade para problematizarmos as escolhas dos sujeitos que, a partir do discurso da servidão voluntária, optam por terceirizar suas ações na sociedade. A partir dos dispositivos caracterizados por Foucault, foi realizado uma pesquisa no repositório de teses e dissertações da CAPES, visibilizando outros dispositivos que foram constituídos por demais autores. O objetivo foi capturar de que maneira os novos autores utilizaram o conceito em prol das demandas da atualidade. Como resultado, foi constatado que o Dispositivo de Terceirização atua no micro e no macro, e o Brasil com grande déficit educacional, principalmente nas escolas públicas, opta por um reforço educacional que não foge do tradicional, a disciplinarização dos corpos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Boanova Souza Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especialista em Metodologias no Ensino de Matemática. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, pertence ao grupo de professores do Colégio Praça XV e professora concursada no Município de Pelotas.

Suelen Assunção Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tutoria em EaD (UFRGS), possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFRGS. Atualmente é Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora Substituta do curso de Pedagogia (UFRGS/CLN), Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG). É pesquisadora no GEEmCO: Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade da UFRGS, do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq. Possui interesse nas temáticas sobre Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Filosofias da Diferença e Educação.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. O que é um dispositivo? Outra Travessia, n. 5, Santa Catarina, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576/11743. Acesso em: 25/02/2024, p. 9-16.

BAMPI, Lisete Regina. Governo Etnomatemático: tecnologias do multiculturalismo' 01/07/2003 200 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE Biblioteca Depositária: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO. 2003.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autência, 2009. 477 p.

CHRISTOFARI, Ana Carolina. Modos de ser e de aprender na escola: Medicalização (in)visível?' 27/02/2014 174 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre. Biblioteca Depositária: UFRGS. 2014.

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. In: O mistério de Ariana. Trad. e prefácio Edmundo Cordeiro. Lisboa: Editora Vega/Passagens, 1996.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012.

FILHO, Alípio de Sousa. Foucault: o cuidado de si e a liberdade, ou a liberdade é uma agonística. IV Colóquio Internacional Michel Foucault. Natal, 2007. Disponível em: https://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/foucault20o20cuidado20de20si20e20a20liberdade.pdf. Acesso em: 25/02/2024.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 42 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. 28. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

FOUCAULT, Michel. L’éthique du souci de soi comme pratique de la liberté. In: DITS ET ECRITS IV. Paris: Gallimard, 1994, p. 708-729

FOUCAULT, Michel. Sécurité, Territoire, Population. Cours au Collège de France – 1977-1978. Paris: Gallimard, 2004.

HORN, Graciela Bernardi. LOGUERCIO, Rochele de Quadros. O Dispositivo Moralitúrgico em uma escola pública brasileira. Educação &Sociedade, Campinas, v. 42, e233849, 2021.

LA BOÉTIE, Étienne de. Discurso sobre servidão voluntária. Tradução de Eevelyn Tesche; introdução e notas de Paul Bonnefon. São Paulo: Edipro, 2017, 80 p.

LOPES, Maria Isabel. Inclusão escolar: um Dispositivo Ortopédico Social' 19/12/2013. 102 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, 2013.

NOGUEIRA, Jefferson Gomes. Educação Militar: Uma leitura da educação no sistema dos Colégios Militares do Brasil (SCMB). 2016. 149 f. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Humanas e Sociais, 2014.

PARADELA, Victor Cláudio; PIFANO, Yuri de Paiva; COSTA, Débora Vargas Ferreira. O conceito de servidão voluntária: reflexões e diálogos com a gestão de pessoas. Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 2-25., 2020.

PEREIRA, Juliana Cardoso. LOGUERCIO, Rochele de Quadros. A inserção das mulheres na Ciência: Efeito de um Dispositivo de Visibilidade. 2019. 118 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências básicas de saúde, Programa de pós-graduação em educação em ciências: química da vida e saúde, Porto Alegre, BR-RS, 2019.

PASSOS, Amilton Gustavo da Silva. O Dispositivo Bicha: gênero e sexualidade como técnicas de controle prisional' 29/07/2019 201 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, 2019.

SANTOS, Suzana Lima dos. Assumindo o compromisso: a responsabilização social da Educação por meio dos mecanismos de governo do programa cidade escola. ' 24/02/2016. 201 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, 2016.

SANTAIANA, Rochele da Silva. Educação integral no Brasil: a emergência do Dispositivo de Intersetorialidade'. 2015 190 f. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Biblioteca Depositária: Central da UFRGS.

SPERRHAKE, Renata. O Dispositivo da Numeramentalidade e as práticas avaliativas: uma análise da “avaliação nacional da alfabetização”. 2016. 192 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2016.

Downloads

Publicado

12-10-2024

Como Citar

BOANOVA SOUZA FERREIRA, J.; ASSUNÇÃO SANTOS, S. Implementação do programa escola cívico-militar: os efeitos do dispositivo de terceirização. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6774127, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6774. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6774. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-25
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12