O uso da Teoria da Mudança para avaliar a integração curricular da extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996157

Palavras-chave:

Ensino Superior, Integração Ensino-Extensão, Avaliação de Impactos, Métricas.

Resumo

Organismos internacionais, tais como, Organização das Nações Unidas (ONU) e Banco Mundial, têm alertado sobre os impactos, presentes e futuros da pandemia de COVID-19, especialmente no que se refere aos desafios a serem enfrentados com o aumento da pobreza, das desigualdades sociais, da violência e sobre a necessidade de educação de qualidade. Alie-se a isso as pressões crescentes da sociedade por transparência e relevância das instituições de ensino superior, especialmente das instituições públicas, acendendo as discussões sobre um maior engajamento com a sociedade a partir das missões de ensino, pesquisa e extensão. Em vista desse contexto, neste trabalho propomos o uso da Teoria da Mudança para a avaliação dos impactos da integração da extensão universitária aos currículos do ensino superior, que aqui nomeamos de IEE – integração ensino-extensão. O referencial teórico que embasa a presente pesquisa é o da Universidade Cívica, a partir do qual refletimos sobre resultados esperados, no curto, médio e longo prazos. Essa reflexão permitiu a proposição de indicadores de monitoramento e de avaliação da IEE para três atores diferentes: estudantes, instituições de ensino superior (IES) e para os demais membros da sociedade. Os resultados são úteis para que gestores de IES e elaboradores de políticas possam prever formas de aperfeiçoamento da IEE.

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Biografia do Autor

Ana Maria Nunes Gimenez, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutoranda no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (DPCT/IG/UNICAMP). Entre março de 2018 e agosto de 2021 realizou estágio pós-doutoral na UNICAMP, no Departamento de Política Científica e Tecnológica - DPCT/IG - com bolsa do PNPD CAPES fornecida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - INCT/PPED (IE/UFRJ). É bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2003), especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho - UNIMEP (2008), mestra (2012) e doutora (2017) em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. Dese março de 2022 é full member da Organization for Women in Science for the Developing World (OWSD), organização internacional sediada nos escritórios da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e vinculada à UNESCO. É pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação - GEOPI,(DPCT/IG/UNICAMP), Laboratório de Estudos de Educação Superior -LEES (NEPP/UNICAMP), Grupo de Estudos sobre Relações entre Universidade e Sociedade - GRUS (LABJOR/UNICAMP), e Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial - GEDAI (UFPR). Advogada com experiência em Direito Civil, Empresarial e Trabalhista (OAB/SP 228.979). Entre 2005 e 2016 lecionou nos cursos de Direito, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social e nos cursos de gestão do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), tendo ministrado diferentes disciplinas: introdução ao estudo do direito; direito do consumidor; direito empresarial; ética e cidadania; direito do trabalho; entre outras. Tem interesse nas seguintes temáticas: direitos humanos; relações trabalhistas; diáspora brasileira de C,T&I; direito da propriedade intelectual; inovação; relação universidade sociedade - terceira missão (com ênfase no papel do ensino superior no desenvolvimento local e no engajamento com o seu entorno).

Muriel de Oliveira Gavira, Faculdade de Ciências Aplicas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp)

É professora associada (livre-docente) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É representante docente no Conselho Universitário. Coordenadora do Projeto Alento e da plataforma de engajamento Uni.Sociedade. Entre 2017 e 2021 foi assessora da área de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). É vice-lider do grupo de pesquisa "Relação Universidade-Sociedade". Entre 2011 e 2013 foi coordenadora associada da graduação e coordenadora dos cursos de gestão. Foi líder do grupo de pesquisa ?Laboratório de Empreendedorismo, Inovação e Comércio Internacional? e coordenadora do Centro de Pesquisa em Adminsitração e supervisora do grupo ?Engenheiros sem Fronteiras? da Unicamp. É Assessora ad hoc FAPESP e revisora de diversos periódicos e congressos nacionais e internacionais. Entre 2009 e 2010 foi pós-doutoranda em Empreendedorismo e Energia Renovável no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Universidade de Campinas). Pós-doutora em Empreendedorismo pela University of Victoria (Victoria, BC, Canada) entre Setembro de 2008 e Setembro de 2009. Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP) com a tese Gestão da Inovação em Subsidiárias de Multinacionais do Setor Eletroeletronico Instaladas no Brasil. Possui graduação em Administração (2000) pela UFMS e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003). Fez um ano de estágio de doutorado na Rutgers University (State University of New Jersey, USA) sob orientação do prof. John Cantwell. Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa e consultoria e ministrado aulas e cursos na área de administração e engenharia. Tem experiência nos temas de: gestão sustentável, energia renovável, gestão da inovação e tecnologia, estratégias frente a mudanças climáticas, relação universidade-sociedade e extensão universitária. Esteve em licença maternidade entre os períodos de julho de 2015 a janeiro de 2016 e entre novembro de 2017 e maio de 2018.

Michel Mott Machado, Universidade Presbiteriana Mackenzie (CCSA/UPM) / Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (UEPEP/CEETEPS)

Professor no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (UEPEP/CEETEPS). Professor no Departamento de Administração - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - Universidade Presbiteriana Mackenzie (CCSA/UPM). Possui doutorado em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie), mestrado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e bacharelado em Administração de Empresas (Universidade Braz Cubas). Realizou pós-doutorado em Business and Society (York University, Toronto/CAN). Exerceu o cargo de Coordenador de Projetos Educacionais na Unidade do Ensino Superior de Graduação ? Adm. Central/CEETEPS, onde coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI CNPq/CEETEPS e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio - PIBIC-EM CNPq/CEETEPS. Avaliador da Comissão Permanente de Regime de Jornada Integral ? CPRJI, Adm. Central/CEETEPS. Diretor eleito da Associação Internacional de Estudos Transculturais e Organizacionais (AIETORG), Lisboa/POR. Participa dos Grupos de Pesquisa: Valores, Dignidade e Gestão (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Organizações e Interculturalidade (Universidade Federal de Uberlândia); Empreendedorismo Étnico e Imigrante (Universidade Federal Fluminense); Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional e Tecnológica (CEETEPS). Afiliações: Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais - SBEO; Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE; Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa - FORGES (Lisboa/POR); Associação Internacional de Estudos Transculturais e Organizacionais - AIETORG (Lisboa/POR); Lusophone Studies Association (Toronto/CAN); The Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migration of African People (Toronto/CA). Interesses de pesquisa: organizações e sociedade; gestão educacional; práticas de gestão e organização escolar; gestão e dignidade nas organizações; empreendedorismo imigrante.

Dyane Guedes Cunha, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é bibliotecária na Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Tem experiência em Biblioteconomia, Educação e Extensão.

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Publicado

29.08.2023

Como Citar

GIMENEZ, Ana Maria Nunes; GAVIRA, Muriel de Oliveira; MACHADO, Michel Mott; CUNHA, Dyane Guedes. O uso da Teoria da Mudança para avaliar a integração curricular da extensão universitária . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6157050, 2023. DOI: 10.14244/198271996157. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6157. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Educativas e Perspectivas Formativas Pós-Covid-19
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