Análise de materiais didáticos para Educação a Distância à luz da pedagogia dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995925

Resumo

Com o advento das tecnologias de informação e comunicação, foram identificadas na sociedade novas formas de se comunicar e relacionar. A educação é feita por meio da interação e, consequentemente, esses novos modelos de intercomunicação afetam o processo de ensino e aprendizagem. A Pedagogia dos Multiletramentos defende a multimodalidade e a multiculturalidade para um ensino que crie no discente o pensamento crítico e de independência na construção do seu aprendizado. Portanto, o estudo visa trazer o estado da arte acerca dos temas Pedagogia dos Multiletramentos, dos autores Cope e Kalantzis (2000), Rojo (2012); e Material Didático, com os autores Filatro e Cairo (2015), Hissa e Araújo (2020). A pesquisa tem o objetivo de analisar se existem características da Pedagogia dos Multiletramentos em materiais didáticos de disciplinas a distância de cursos de graduação da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Com isso, foi possível mapear e encontrar as áreas que mais enfatizam esse tema, assim como a área que está em deficiência na sua discussão. A partir desse estudo foi possível identificar as lacunas nas disciplinas analisadas quanto à utilização da Pedagogia dos Multiletramentos na construção do material didático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Brunelly Félix Cordeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Mestra

PPGTEG/UFRPE

Julia Larré, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta Letras UAEADTec/UFRPE
PPGTEG UFRPE
PPGL UFPE

Érica de Souza Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

PPGTEG UFRPE

Downloads

Publicado

01.08.2024

Como Citar

FÉLIX CORDEIRO, Brunelly; LARRÉ, Julia; DE SOUZA SILVA, Érica. Análise de materiais didáticos para Educação a Distância à luz da pedagogia dos multiletramentos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5925102, 2024. DOI: 10.14244/198271995925. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5925. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-01