Conjunturas históricas, projeções futuras: o ensino remoto emergencial de história e o uso do WhatsApp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994867

Palavras-chave:

Ensino de História, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Resumo

O artigo busca relatar as condições de organização do ensino no Brasil durante os primeiros meses de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 bem como refletir sobre as possibilidades e os limites do ensino de história neste contexto. A partir da experiência e da reflexão crítica sobre o desenvolvimento de um projeto de ensino de história por professores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) junto aos seus estudantes do ensino médio, pretendemos discutir o uso de uma das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) – o WhatsApp – no ensino de história. A proposta realizada consistiu em fazer leituras e discussões de textos e de vídeos com conteúdo científico de maneira totalmente assíncrona e virtual por meio deste aplicativo de mensagens instantâneas instalado em dispositivos de telefonia móvel. O projeto pretendeu suscitar reflexões e debates sobre a história do século XX e sobre como as ciências humanas podem contribuir para a compreensão de conjunturas-chave, como a atual pandemia, no século XXI. Acreditamos que essa experiência e as discussões por ela suscitadas podem contribuir não apenas para a proposição de ações pedagógicas qualificadas, mas também para uma reflexão crítica acerca do uso de TDICs em tempos de “normalidade” educativa e sanitária.

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Biografia do Autor

Alessandra Soares Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de História do Centro Pedagógico e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais.

Raphael Freitas Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor de História do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Referências

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Publicado

31.05.2024

Como Citar

SANTOS, Alessandra Soares; SANTOS, Raphael Freitas. Conjunturas históricas, projeções futuras: o ensino remoto emergencial de história e o uso do WhatsApp. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e4867023, 2024. DOI: 10.14244/198271994867. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4867. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

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