Inteligência artificial: uma alternativa à educação personalizada e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994466Resumo
No mundo, cerca de 15% da população possui algum tipo de necessidade especial, o que impacta diretamente no aprendizado em sala de aula, sendo necessário produtos, ferramentas e/ou metodologias assertivas que possibilitem o aprendizado do aluno. Diante deste cenário, o trabalho demonstra tendências tecnológicas relacionadas ao uso de inteligência artificial na educação aplicadas em sala de aula, como uma alternativa a educação personalizada e inclusiva, por meio de levantamento bibliográfico e patentométrico. Nos últimos 20 anos, houve um acentuado crescimento em relação ao número de patentes depositadas e artigos produzidos no que se refere a tecnologias, metodologias e ferramentas assistivas utilizando inteligência artificial aplicada à educação, destacando-se neste cenário Estados Unidos e China. O Brasil ainda se encontra em desvantagem competitiva em relação ao número de depósitos de patente e produção literária, evidenciando a necessidade de investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
20-06-2024
Como Citar
BERNARDINO, L. M.; CAMIRAN, R. S.; SILVA, F. S.; DA SILVA, J. M.; RABÊLO, O. da S. Inteligência artificial: uma alternativa à educação personalizada e inclusiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e446629, 2024. DOI: 10.14244/198271994466. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4466. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Demanda Contínua - Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2020-06-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-20