FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Maria Julia Canazza Dall'Acqua UNESP Araraquara
  • Celia Regina Vitaliano UEL
  • Relma Urel Carbone Carneiro UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199845

Resumo

O trabalho que aqui se apresenta teve como objetivo investigar possibilidades e limites da extensão universitária como ambiente de aprendizagem e formação inicial de professores, propondo-se também a analisar as principais dificuldades identificadas por alunos dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais (licenciatura) acerca dessa formação inicial para o exercício da atividade docente. Focaliza as percepções de graduandos em relação à participação em um projeto de extensão que lhes possibilitou atuar como professores de alunos em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante um ano letivo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com nove participantes. O conteúdo das falas foi analisado e organizado em quatro categorias temáticas. Os resultados mostram que, para esses graduandos, o diferencial da extensão universitária é que a mesma oferece a oportunidade de atuação numa situação real, porém sob supervisão, evidenciando um espaço de reflexão originada na prática. Dando ênfase à supervisão, os alunos valorizam esse recurso como relevante e mencionam ser justamente ele que não está presente de forma habitual nas situações tradicionais de estágio. Destacam também a relevância da prática, da autopercepção e da vivência do fazer docente. Concluindo, percebe-se que os dados são indicativos de que, com pouca visibilidade no contexto acadêmico, atividades extensionistas necessitariam ser mais e intensamente valorizadas, dado o papel articulador que podem exercer entre as atividades investigativas e didáticas, essenciais para a formação inicial.

Palavras-chave:
Extensão Universitária; formação Inicial; docência.


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199845

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Julia Canazza Dall'Acqua, UNESP Araraquara

Unesp/Araraquara, Depto. de Psicologia.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

DALL’ACQUA, M. J. C.; VITALIANO, C. R.; CARNEIRO, R. U. C. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 162–175, 2013. DOI: 10.14244/19827199845. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/845. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-06-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-08-17
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)