Desenvolvimento de resultados de aprendizagem usando PjBL: uma decisão planejada em quatro disciplinas profissionalizantes
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271993539Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em projeto (PjBL), Metodologias de aprendizagem ativa, Ensino contextualizado, Backward design.Resumo
Este artigo tem o objetivo de relatar o uso de PjBL (Project-Based Learning) no processo de aprendizagem como metodologia norteadora nas disciplinas Cozinha fria (1° Período) do curso de Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia de laticínios (7° Período) do curso de Engenharia de Alimentos, Cultivo e Terapia Celular (5° Período) do curso de Biotecnologia e Fitoquímica e Fitoterápicos (7° Período) do curso de Farmácia. Apresentam-se as ações de ensino por meio de aprendizagem ativa que levaram os estudantes à formulação de dois produtos, uma ideia e uma pesquisa para produção de um artigo científico. O PjBL foi estruturado desde a concepção do projeto, formação de times, as tarefas com datas de entregas pré-estabelecidas e análise. dos resultados. Os projetos das quatro disciplinas foram divididos em quatro etapas, que se realizaram no período de 22 de fevereiro até 27 de junho. A motivação e engajamento dos estudantes durante a realização das atividades foram fatores fundamentais na construção dos conteúdos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências transversais, fazendo jus ao fato de que o norte desta pesquisa foi a promoção de um processo de ensino e de aprendizagem que faça a conexão entre o conteúdo adquirido em sala de aula e a realidade vivida pelos alunos, além de enaltecer e potencializar habilidades e competências tais como: a autonomia, a reflexão e o trabalho em grupo.
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