Contribuições do PIBIC/CNPq para a constituição do habitus de pesquisador

Autores

  • Daiana De Nez Moura Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Elcio Cecchetti Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993257

Palavras-chave:

PIBIC/CNPq, Iniciação científica, Campo científico, Habitus de pesquisador.

Resumo

Esse trabalho versa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mantido e fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo foi desenvolvido na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), com o objetivo de analisar se o PIBIC/CNPq influenciou os bolsistas egressos da IES a permanecerem no campo científico e a internalizarem um habitus de pesquisador. A coleta de dados foi realizada através de questionário eletrônico aos bolsistas ingressantes no PIBIC/CNPq no período de 2010 a 2015 e que finalizaram as atividades no Programa até 2017. O tratamento dos dados foi realizado com base na Análise de Conteúdo, ancorada epistemologicamente no pensamento de Pierre Bourdieu. Os resultados apontaram que os beneficiados do PIBIC/CNPq adquiriram um montante de capital científico que favoreceu a entrada e permanência no campo científico. Assim, através das atividades científicas desenvolvidas durante a vigência da bolsa - participação e publicação em eventos, acompanhamento de um professor-orientador, auxílio na escolha profissional e estímulo para continuação dos estudos em nível de pós-graduação – tais estudantes constituíram um habitus de pesquisador. 

 

 

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Biografia do Autor

Daiana De Nez Moura, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Autora do trabalho.

Elcio Cecchetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutor em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Vice-líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (CNPq/Unochapecó). Atuou como orientador do trabalho.

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Educação Científica e Tecnológica  e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Atuou como coorientadora do trabalho.

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Publicado

25.06.2020

Como Citar

MOURA, Daiana De Nez; CECCHETTI, Elcio; BERNARDI, Luci Teresinha Marchiori dos Santos. Contribuições do PIBIC/CNPq para a constituição do habitus de pesquisador. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3257096, 2020. DOI: 10.14244/198271993257. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3257. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

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