Significações e ressignificações do hospital pelos olhares das crianças com insuficiência renal crônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.4782

Palavras-chave:

c

Resumo

 O processo de hospitalização provoca algumas rupturas contextuais na vida da criança enferma, atingindo diretamente sua infância, especialmente, quando é acometida por patologia crônica. O objetivo desta pesquisa foi analisar as significações e ressignificações do hospital pelos olhares das crianças com insuficiência renal crônica. Participaram quatro crianças, de ambos os sexos, de oito a doze anos, oriundas de interiores do Maranhão e hospitalizadas pela insuficiência renal crônica em um hospital público de São Luís, pelo período de dois a cinco meses. Utilizou-se a entrevista semiestruturada, empregando-se recursos lúdicos como história interativa, livro autobiográfico e caixa dos desejos. A entrevista envolveu três aspectos: motivos da permanência no hospital, sentimentos atribuídos ao mesmo e desejos de mudanças para que o hospital fosse dos sonhos. Os resultados mostraram que a maioria das crianças compreendia os motivos de sua permanência no hospital, atribuindo ao mesmo, sentimentos como tristeza, sentir-se ruim e paciência. Apesar disso, todas relataram momentos de alegria, por meio do brincar como estratégia de enfrentamento e elemento de ressignificação do hospital. Os desejos pelo hospital dos sonhos corresponderam a mudanças nos seus cômodos, na alimentação, nos procedimentos médicos e hospitalares. Concluiu-se que as crianças com insuficiência renal crônica atribuíram significações e ressignificações desde o primeiro momento no hospital e durante sua permanência, apontando o protagonismo delas e o quanto foram capazes de ressignificar o hospital, por meio de suas percepções em relação ao mesmo e motivos de permanecerem nele, bem como atribuição de sentimentos adversos ao hospital em consonância com suas experiências.

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Biografia do Autor

Karina Cristina Rabelo Simões, Secretaria Municipal de Educação- Semed-MA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santa Fé. Especialização em Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes(UCAM- Rio de Janeiro). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é Professora de Sala de Recursos Multifuncionais na rede pública municipal de São Luís-MA, realizando Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica. Experiência em pesquisa, extensão e atuação profissional na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia.

Silvana Maria Moura da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), lotada no Departamento de Educação Física, admitida em 08/01/1990. Pós-Doutorado pelo Departamento de Psicologia da UFSCar (2009). Doutorado em Educação Motora pela UNICAMP (1998). Mestrado em Educação Especial pela UFSCar (1994). Graduação em Educação Física pela UFMA (1987). Docente das disciplinas Educação Física Adaptada e Metodologia da Pesquisa em Educação Física do Curso de Licenciatura em Educação Física. Docente da disciplina Esporte Adaptado dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Professora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (CEDEI) 2014 e 2016. Membro do Colegiado do Mestrado em Educação Física 2016 a 2018; 2018 a 2020. Membro Representante no Colegiado do Curso de Bacharelado em Educação Física 2017 a 2019. Membro Representante do Colegiado do Curso de Bacharelado em Educação Física 2015 a 2017. Membro da Comissão de Sindicância do Núcleo de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar 2014 a 2015. Membro Titular do Colegiado do Mestrado em Educação 2012 a 2014. Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação Física 2009 a 2012. Membro Titular do Comité de Ética em Pesquisa (UFMA) 2010 a 2015. Coordenadora Geral do Centro de Excelência em Paradesporto desde 2012. Docente Permanente e Orientadora no Mestrado em Educação Física desde 2017 e no Mestrado em Educação desde 2003. Docente Permanente e Orientadora no Mestrado em Saúde Materno Infantil 2004 a 2008. Docente Colaboradora no Mestrado de Ciências da Saúde 2002 a 2007. Membro do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física (LEPEF) 1998 a 2005. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Especial do Mestrado em Educação. Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial do Centro de Educação da UFSM 2016 a 2019. Parecerista Ad hoc da Revista Eletrônica de Educação (Reveduc) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar 2015 e 2018. Parecerista Ad hoc da Revista Psicologia em Revista da Faculdade de Psicologia da PUC/Minas em 2017. Parecerista Ad hoc da Revista Cadernos de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da UFMA em 2016. Parecerista Ad hoc da Revista Benjamin em 2016. Consultora Ad hoc da Revista Eletrônica Técnica Científica Soluções para o Desenvolvimento do País (SODEBRAS) em 2015. Consultora Ad Hoc da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde da Universidade Federal de Pelotas em 2014. Parecerista Ad hoc em projetos de pesquisa do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves em 2014. Integrante do Corpo Editorial Científico do periódico Comunicações do Programa de Pós Graduação em Educação, da UNIMEP desde 2014. Consultor Ad hoc da Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) em 2011. Parecerista Ad-hoc do periódico Cadernos de Educação (UFPel) em 2009. Consultora Ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) de 2011 a 2015, 2019. Consultora Ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) 2011 a 2013, 2015. Consultora Ad hoc da Capes do Programa Doutorado Pleno no Exterior 2015. Consultora Ad hoc da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFMA 2011 e 2012. Integrante do Conselho Editorial da Revista Boletim da Academia Paulista de Psicologia desde 2005. Integrante do Grupo de Trabalho Brinquedo, Aprendizagem e Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) desde 2004. Professora dos Cursos de Especialização em Educação Especial em Educação Infantil pelo Projeto Prata da Casa da UFMA 2001, 2003 e 2004. Atuação: Educação Física Inclusiva, Esporte Adaptado, Educação Inclusiva, Intervenção Precoce, Deficiência Visual. Brinquedoteca Hospitalar, Educação Física Hospitalar.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. Após o reconhecimento da profissão obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da UFSCar. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Foi membro do Conselho Universitário da UFSCar, membro do Conselho do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia da UFSCar.Participou do Projeto para a implantação do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, surdocegueira, deficiência visual, deficiência mental, deficiência múltipla e educação de surdos. Iniciou e coordena as atividades do Laboratório de Educação Especial que oferece um atendimento especializado à comunidade desde 1985 até a presente data. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial desde 1992 (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9661605924327912) até a presente data. Publicou livros sobre Alfabetização para Deficientes Intelectuais, Matemática para Deficientes Intelectuais, Ensino de Surdos, Surdocegueira, Deficiência Múltipla e Educação Especial. Possui publicações em capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.Tem participado de eventos nacionais e internacionais sobre Educação Especial, emitido pareceres para periódicos especializados em Educação e Educação Especial. É membro do corpo editorial de periódicos especializados e conselhos científicos de editoras.

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Publicado

25-10-2024

Como Citar

CRISTINA RABELO SIMÕES, K.; MARIA MOURA DA SILVA, S. .; DA PIEDADE RESENDE DA COSTA, M. . Significações e ressignificações do hospital pelos olhares das crianças com insuficiência renal crônica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e4782163, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.4782. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4782. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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