Estudo acerca da adoção e implementação da política de cotas étnico-raciais na Universidade Estadual de Campinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992873

Palavras-chave:

Sistema de cotas, Ação afirmativa, Ensino superior, Unicamp.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a adoção e implementação da política de cotas étnico-raciais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para isso, buscou-se descrever os processos e disputas políticas e acadêmicas que culminaram na adoção desta ação afirmativa. Metodologicamente, utilizamos como guia a abordagem dos “contextos de políticas educacionais”, dividindo os caminhos pelos quais o debate das cotas perpassou à universidade: contexto de influência ao debate sobre cotas (externa e interna); contexto de produção de texto (política elaborada); e o contexto de prática (efetivação). De forma geral, percebeu-se alguns conflitos nos três contextos, sobretudo pela discussão acerca da efetividade dos mecanismos de inclusão já implementados pela universidade em detrimento das cotas. A questão do mérito na academia foi amplamente combatida pelos movimentos estudantis e sociais, bem como pelos docentes favoráveis às cotas, ressaltando o atraso da Unicamp em sua implementação em relação à consolidação de ações afirmativas em outras universidades brasileiras. Assim, as aprovações, referentes às deliberações de criação e de aprovação do relatório do GT-Ingresso, puderam ser realizadas por conta do contexto de influência (com forte apoio dos movimentos estudantis e sociais e das legislações vigentes), que deu a tônica ao contexto da produção de texto, com a inserção das premissas, e também, devido à janela de oportunidades seja do cenário nacional, com experiências importantes, seja pela entrada de uma nova gestão na Unicamp.

 

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Biografia do Autor

Evandro Coggo Cristofoletti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando e mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas.

Dayana Morais da Cruz, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduação em Administração Pública. Bolsista de Iniciação CIentífica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Thais Aparecida Dibbern, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp. Mestra em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela mesma Universidade. Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Setor Público (FCA/Unicamp) e do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp.

 

 

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora Doutora de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp

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Publicado

01.02.2020

Como Citar

CRISTOFOLETTI, Evandro Coggo; CRUZ, Dayana Morais da; DIBBERN, Thais Aparecida; SERAFIM, Milena Pavan. Estudo acerca da adoção e implementação da política de cotas étnico-raciais na Universidade Estadual de Campinas . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2873042, 2020. DOI: 10.14244/198271992873. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2873. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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