Significando a experiência: autoanálise de três professores iniciantes no Estágio Supervisionado

Autores

  • Eliane Aparecida Miqueletti Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.
  • Milenne Biasotto Professora da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.
  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Professor da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia.

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992582

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Professor orientador, Formação inicial do professor.

Resumo

Este trabalho, em forma de relato reflexivo, visa apresentar a experiência profissional de três professores formadores em seu primeiro contato com o Estágio Supervisionado Obrigatório nos cursos de Letras e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A partir da produção do relato reflexivo, que funcionará como mecanismo de autoanálise, buscaremos atribuir significados às experiências por nós vivenciadas entre os anos de 2016 e 2017. Para isso, no primeiro momento, apresentaremos informações sobre a formação desses professores orientadores e as primeiras impressões com o Estágio Supervisionado. Logo depois, os caminhos percorridos por esses profissionais na tentativa de construção de uma formação inicial intermediada pelo Estágio Supervisionado. Esperamos, com isso, aprofundar a relação dialógica entre teoria, prática e reflexão sobre a prática no componente curricular que conduzimos, propiciando tanto melhorias para a formação inicial dos futuros docentes que orientamos, como uma relação mais estreita entre universidade e educação básica. Verificamos que o Estágio Supervisionado Obrigatório envolve fatores estruturais e pedagógicos que influenciam no seu desenvolvimento, entre eles estão: o descompasso entre o calendário escolar da educação básica e da universidade, a quantidade de estagiários por orientador de estágio, o perfil dos estagiários, sobretudo dos cursos noturnos. Refletir sobre nossas práticas, amparados por teorias que fundamentam essa reflexão, leva-nos a atribuir significação às nossas ações, e, consequentemente, a buscar mudanças quando necessárias.

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Biografia do Autor

Eliane Aparecida Miqueletti, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Doutora em Estudos da Linguagem. Mestre em Letras. Graduada em Letras. Atuação: Semiótica francesa, Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado.

Milenne Biasotto, Professora da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Graduação em Letras; mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/FCLAr). Atuação: Linguística Aplicada com ênfase no ensino da escrita e em Estágio Supervisionado.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Professor da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia.

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Doutorando em Educação. Mestre em Educação em Ciências. Atuação: Formação de professores. Estágio Supervisionado. Tecnologias na Educação Matemática.

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Publicado

15.01.2020

Como Citar

MIQUELETTI, Eliane Aparecida; BIASOTTO, Milenne; FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak. Significando a experiência: autoanálise de três professores iniciantes no Estágio Supervisionado. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2582031, 2020. DOI: 10.14244/198271992582. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2582. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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