A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas (1985 - 2010)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991174Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991174
Este artigo objetivou analisar a trajetória do movimento sindical em educação durante o período de ascensão do neoliberalismo em Alagoas (Brasil) entre os anos de 1985 a 2010. Este período histórico foi reconstituído por meio de documentos oficiais, atas, fotografias, anais de congressos, boletins, panfletos, notas, jornais e entrevistas semiestruturadas. Temas como neoliberalismo, movimento sindical, Plano de Cargos e Carreiras, gestão democrática, dentre outros são discutidos no artigo. É um trabalho de natureza qualitativa, que transita entre a necessidade da preservação da memória e a avaliação das condições de trabalho dos profissionais da educação, avaliando também as repercussões sobre a qualidade do sistema educacional a partir do contexto investigado. Metodologicamente recorreu-se à análise de conteúdo para interpretação dos dados da pesquisa. Em termos teóricos, nos fundamentamos principalmente nas análises desenvolvidas por Antunes (1982; 1986; 1995), Boito Jr. (2005; 2009), Bruno (1990), Giannotti (2007), Vieira (2009), além de Carvalho (2008) e Mészáros (2002). Nas considerações finais, com base na análise dos dados da pesquisa, indicamos a influência do modelo neoliberal e da conjuntura política e econômica sobre os rumos do movimento sindical especificamente no ramo educacional.
Palavras-chave: Movimento sindical, Educação, Neoliberalismo.
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