As contribuições da Teoria do Imaginário para o desenvolvimento curricular contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199935Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199935
O Imaginário vem se consolidando enquanto tendência teórica para o desenvolvimento das Ciências Humanas devido ao reposicionamento da visão de homem na contemporaneidade. A Educação e as teorias curriculares vêm acompanhando as transformações do âmbito científico e ampliando suas possibilidades de atuação frente à pós-modernidade. Nesse contexto, este artigo visa à compreensão acerca das contribuições da Teoria do Imaginário para a educação e o pensamento curricular contemporâneo. Para tanto, é realizado inicialmente um apanhado acerca do desenvolvimento dos estudos sobre currículo em países do ocidente, demonstrando a influência dos diversos paradigmas científicos nesse desenvolvimento. Posteriormente, é discutida a Teoria do Imaginário, a partir de Gilbert Durand, como uma nova tendência para os estudos em educação e currículo, buscando sua contribuição epistemológica e metodológica nesse contexto.
Palavras-chave: Imaginário, Currículo, Educação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-04-28
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20