As contribuições da Teoria do Imaginário para o desenvolvimento curricular contemporâneo

Autores/as

  • Lia Silva Fonteles Serra UFMA
  • João de Deus Vieira Barros UFMA

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199935

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199935

O Imaginário vem se consolidando enquanto tendência teórica para o desenvolvimento das Ciências Humanas devido ao reposicionamento da visão de homem na contemporaneidade. A Educação e as teorias curriculares vêm acompanhando as transformações do âmbito científico e ampliando suas possibilidades de atuação frente à pós-modernidade. Nesse contexto, este artigo visa à compreensão acerca das contribuições da Teoria do Imaginário para a educação e o pensamento curricular contemporâneo. Para tanto, é realizado inicialmente um apanhado acerca do desenvolvimento dos estudos sobre currículo em países do ocidente, demonstrando a influência dos diversos paradigmas científicos nesse desenvolvimento. Posteriormente, é discutida a Teoria do Imaginário, a partir de Gilbert Durand, como uma nova tendência para os estudos em educação e currículo, buscando sua contribuição epistemológica e metodológica nesse contexto.

Palavras-chave: Imaginário, Currículo, Educação.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lia Silva Fonteles Serra, UFMA

Psicóloga e Pedagoga. Mestre em Educação. Professora do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão.

João de Deus Vieira Barros, UFMA

PhD em Educação. Professor do Departamento de Educação II e do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

SERRA, L. S. F.; BARROS, J. de D. V. As contribuições da Teoria do Imaginário para o desenvolvimento curricular contemporâneo. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 228–243, 2014. DOI: 10.14244/19827199935. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/935. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-11-25
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-04-28
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20