A pedagogização da pandemia em planos de aula da Nova Escola: quais docências? Quais saberes? Que estudantes?
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6829Palavras-chave:
Pedagogização, Pandemia, Docência, Ensino FundamentalResumo
Inspirada nas premissas da análise do discurso foucaultiana, este artigo objetiva dar visibilidade ao processo de pedagogização da pandemia em planos de aula da Nova Escola, evidenciando o biopoder e a biopolítica em operação e suas implicações para a docência, os saberes e os estudantes. Pedagogização entendida, sobretudo, como a ação de descontextualizar, remodelar, reconceitualizar e recontextualizar os saberes, a partir das regras do discurso que os enuncia. A materialidade investigativa se apoiou em nove planos de aula direcionados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, voltados ao entendimento de microrganismos e vacinas. Os resultados apontam que a pedagogização da pandemia se assenta em um discurso biopolítico, que aciona tecnologias de autocuidado e de cuidado para a manutenção da vida e da força produtiva. Reforçando o imperativo biopolítico de gerenciamento da vida, os planos direcionam esforços educativos ao ensino de práticas e saberes capazes de promover o "fazer viver", em meio a mecanismos reguladores da população, que objetivam a normalização dos comportamentos. Em meio à sincronização entre docência e demandas sociais; à centralidade dos estudantes nas práticas pedagógicas, à co-participação e co-aprendizagem de familiares e comunidade escolar, nota-se um saber-fazer pedagógico gestado para atender a uma urgência social histórica. Diante disso, o que se destaca é a conformação da Pandemia da COVID-19 à estrutura do logos pedagógico, por meio de técnicas e de procedimentos de conversão do conhecimento, articulados a jogos de poder-saber que intencionam a produção de determinados modos de ser sujeitos alinhados aos tempos de excepcionalidade.
Métricas
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 120, p. 75-110, nov. 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CAMOZZATO, Viviane Castro; COSTA, Marisa Vorraber. Vontade de pedagogia – pluralização das pedagogias e condução de sujeitos. Cadernos de Educação, n. 44, jan./ab. 2013.
CAMOZZATO, Viviane Castro; IGNÁCIO, Patrícia. O gesto de diagnosticar o presente na docência. In: CANNAVÔ, Vinícius Barbosa; PINTO, Tainá Suppi; ROCHA, Cristianne Maria Famer (Org.). Nos rastros de Foucault: diálogos contemporâneos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.
CAMOZZATO, Viviane Castro; IGNÁCIO, Patrícia (Org.). Pedagogias fora e dentro da escola. São Paulo: Pimenta cultural, 2023.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. A escola contemporânea e a desertificação institucional: o demérito da res publica. In: GALLO, Silvio; MENDONÇA, Samuel (Org.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020.
CASTRO, Edgardo. Biopolítica y gubernamentalidad. Temas & Matizes, v. 6, n. 11, p. 8-18, 2007.
CECÍLIO, Camila. 15 planos de aula para estudar vírus e vacinas no ensino remoto. Nova Escola, 06 jul. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19433/virus-e-vacinas-15-planos-de-aula-para-trabalhar-microorganismos-a-distancia. Acesso em: 12 dez. 2023.
DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elisabeth. De que amanhã: diálogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
DÍAZ, Mario M. Pedagogia, discurso y poder. In: DÍAZ, Mário M.; MUÑOS, José (Eds.). Pedagogia, discurso y poder. Bogotá: COPRODIC, 1990.
FAURE, Edgar et al. Aprender a ser. Lisboa: Portugal, 1972.
FERRARO, Giuseppe. A linha, a medida e a espera do futuro interior. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter (Org.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de Saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FOUCAULT, Michel. Ordem do discurso. 16. ed. São Paulo: Loyola, 2008.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
GIROUX, Henry; McLAREN, Peter. Por uma pedagogia crítica da representação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flavio (Org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
IGNÁCIO, Patrícia. A pedagogização do discurso do consumo nas práticas discursivas escolares e o governamento dos sujeitos escolares para o consumo. Coleção teses e dissertações. Recife: Editora UFPE, 2020.
LARROSA, Jorge. A novela pedagógica e a pedagogização da novela. In: LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, jun. 2001.
MOMO, Mariangela; IGNÁCIO, Patrícia. Apresentação. Textura, Canoas, v. 25, n. 64, p. 3-19, out./dez. 2023.
Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
VARELA, Julia; ALVAREZ-URÍA, Fernando. Arqueología de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura e currículo. Contrapontos, Itajaí, v. 2, n. 4, p. 43-51, jan./abr. 2002.
VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos de Biopolítica e Educação na América Latina: avaliação e perspectivas. IV CLAB - Coloquio Latinoamericano de Biopolítica, II CIBE - Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación. Bogotá, Colombia, 3 al 6 septiembre, 2013.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Viviane Castro Camozzato, Patrícia Ignácio, Mariangela Momo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-06-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13