Relação escola-família e o “mito da omissão parental” na educação básica: escuta aos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6759

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Relação escola-família, Educação básica

Resumo

O artigo busca contribuir para o estudo da complexa relação entre escola e família nos meios populares, especialmente no que tange ao envolvimento parental na vida escolar dos filhos. Parte da confrontação de dois discursos: um deles, recorrente entre os professores, afirma que as famílias são omissas quanto ao acompanhamento escolar da prole; e outro, o discurso sociológico que, contrapondo-se ao primeiro, argumenta que a omissão parental é “um mito”. Este trabalho enfatiza a escuta dos docentes, examinando dados levantados em entrevistas e grupos focais com profissionais de duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte / MG. Constata, nos depoimentos, alguns consensos: 1) tem havido uma melhoria no envolvimento das famílias, embora muitas vezes os entrevistados ainda o considerem insuficiente; 2) esse envolvimento é maior no caso dos estudantes com melhores desempenhos; 3) o envolvimento decresce com a idade dos alunos. Distingue, também, diferenças entre as duas escolas, havendo maior alusão à “ausência” dos pais naquela que atende uma comunidade mais vulnerável. A análise leva a concluir que o discurso dos entrevistados, por um lado, não se exime de culpabilizar moralmente as famílias populares, justificando o esforço de desmistificação realizado pela literatura sociológica. Por outro lado, tal discurso não revela somente estereótipos sobre essas famílias, mas, sobretudo, a magnitude dos desafios vividos pelos professores em seu trabalho pedagógico, merecendo, nesse sentido, ser levado em conta pela mesma literatura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tania de Freitas Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Tânia de Freitas Resende graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), onde também realizou seu doutorado em Educação (2003). Atualmente é professora Titular na Universidade de Federal de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. É pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola.

Maria Alice Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Maria Alice Nogueira é mestre em Ciências da Educação pela Universidade René Descartes- Paris V na França, onde também realizou seu doutorado (1986). Realizou estágio de pós-doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHESS de Paris (2006). É Professora Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais onde fundou e coordenou o Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE).

Referências

BATISTA, Antônio Augusto Gomes; RIBEIRO, Vanda. M.; ALVES, Luciana; CARVALHO-SILVA, Hamilton H.; PADILHA, Frederica. A escola e os territórios vulneráveis das grandes cidades. Salto para o Futuro, v. 23, p. 16-26, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Questions de Sociologie, Paris: Minuit, 1980, 269.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2013b. Disponível em: http:// bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf.

BURGOS, Marcelo B. Escola Pública e Segmentos Populares em um Contexto de Construção Institucional da Democracia. Dados, Rio de Janeiro, v.55, número 04, 40, 2012.

BURGOS, Marcelo B. A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. 1ª edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2014, 533.

CARVALHO-SILVA, Hamilton Harley de; BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ALVES, Luciana. A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social: práticas educativas de mães "protagonistas". Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 56, p. 123-139, Mar. 2014. http://www.scielo.br.

CHARLOT, B. (1997). Pour le savoir contre la stratégie. In : DUBET, F. (org.). École, familles: le malentendu. Paris: Textuel, p. 59-77.

CHARTIER, Marie & PAYET, Jean-Paul. « Comment ça se passe à la maison? » Troubles du rôle professionnel dans l’entretien enseignant-parents », Revue française de pédagogie, 187, 2014, DOI: https://doi.org/10.4000/rfp.4462

DIOGO, Ana Matias. Do envolvimento dos pais ao sucesso escolar dos filhos: mitos, críticas e evidências. Revista Luso Brasileira de Sociologia da Educação, n. 1, Rio de Janeiro: Puc/rj, 2010, p. 71-96. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/15341/15341.PDF

FILHO, Luciano Mendes de Faria. Para entender a relação escola-família : uma contribuição da história da educação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo v. 14, n. 2, 2000, p. 44-50, jun. 2000. DOI : https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200007

GENTILE, Paola. A educação vista pelos olhos do professor. Nova Escola, n. 207, nov. 2007. https://novaescola.org.br/conteudo/1554/a-educacao-vista-pelos-olhos-do-professor

GLASMAN, D. (1992). « Parents » ou « familles » : critique d’un vocabulaire générique. Revue Française de Pédagogie, n. 100, jul./ago./set., p. 1933.

GLASMAN, Dominique. (2006). Resenha do livro de P. Périer. École et familles populares: sociologie d’un différend. In : Revue Française de Pédagogie, n. 156, jul./ago./set., p. 187-190.

LA FABBRICA DO BRASIL. Observatório do Universo Escolar. Escola & Família: instituições em conflito? Abril de 2001. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/sonosso/gd180501.htm. Acesso em: 01 jun. 2015

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. 1ª edição, São Paulo: Ática, 1997, 368 páginas.

LIMA, Andreza Maria, MACHADO, Laêda Bezerra. Um estudo sobre famílias de alunos de escola pública nas representações sociais construídas por docentes. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 66, p. 1332-1356, jul./set. 2020. http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS17

NOGUEIRA, Maria Alice. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação & Realidade, Rio Grande do Sul, v.31, n.2, p. 155-169. 2006.

NOGUEIRA, Maria Alice, ABREU, Ramon C. Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 39, p.41-60, 2004.

NOGUEIRA, M. A., RESENDE T.F. Relação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011). Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 32, n. 65, p. 1-19, 2022.

PAIXÃO, Léa Pinheiro. (2005). Significado da escolarização para um grupo de catadoras de um lixão. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 35, n.124, p. 141-170, jan./abr, 2005. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100008

PÉRIER, P. (2005). École et familles populares – sociologie d’un différend. Rennes: PUR.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. 1ª edição, Porto Alegre: Artmed Editora, 2000, 162 páginas.

PRIOSTE, Cláudia. Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e220336, 2020. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046220336

RIBEIRO, Adalberto Carvalho; CIRILO, Magnólia Santos (2022). Mobilização escolar familiar em meios populares: o (des) interesse como mito. Quaestio: revista de estudos em educação, Sorocaba,, v. 24, e022029, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4088/4728

SARAIVA-JUNGES, Lisiane A., WAGNER, Adriana. Os estudos sobre a Relação Família-Escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), s114-s124, p. 114-124, dez. 2016. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21333

THIN, D. (2006). Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 211-225, maio/ago. 2006

VIANA, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias populares – algumas condições de possibilidade. In: NOGUEIRA, Maria Alice; Romanelli, Gerado; ZAGO, Nadir. Família e Escola - Trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000, p.45- 60.

ZAGO, Nadir. Fracasso e sucesso escolar no contexto das relações família e escola: questionamentos e tendências em Sociologia da Educação. Revista Luso-Brasileira, n.3, p. 57-83, março 2011.

Downloads

Publicado

12-10-2024

Como Citar

RESENDE, T. de F.; DE ALMEIDA CUNHA, M. A.; NOGUEIRA, M. A. . Relação escola-família e o “mito da omissão parental” na educação básica: escuta aos docentes. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6759126, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6759. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6759. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Para Pensar a Docência na Educação Básica
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-12
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12