Práticas Socioetnoculturais e o ensino de Matemática em uma escola quilombola na perspectiva da Etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996248Palavras-chave:
Práticas socioetnoculturais, Etnomatemática, Ensino de matemática, Educação quilombola.Resumo
A Etnomatemática tem por finalidade afastar-se das concepções conteudistas e embasar-se nas práticas socioetnoculturais territoriais e antropológicos que cada grupo social utiliza para produzir tecnologia. Com efeito, essa pesquisa se refere às práticas socioetnoculturais e o ensino de Matemática fundamentado na Etnomatemática. Para isso, temos como objetivo propor práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem de Matemática no cenário etnomatemático. Propomos realizar atividades pedagógicas no âmbito da Etnomatemática e identificar as contribuições do uso dessas atividades pedagógicas assentadas na Etnomatemática. De cunho qualitativo e exploratório, a metodologia adotada foi o estudo de caso e, para coleta de dados, utilizamos a observação participante e a análise das produções desenvolvidas pelos estudantes. Os resultados revelaram que a Etnomatemática faz-se presente no dia a dia dos estudantes; que eles e os professores reconhecem as práticas socioetnoculturais, porém pouco têm sido trabalhadas em sala de aula; o desenvolvimento de novas metodologias/atividades contribuíram para a formação de professores; o conjunto de atividades realizadas contribuiu para os estudantes e professores aproximarem o cotidiano do ensino de Matemática ensinado em sala de aula, além de revelar a necessidade de experiências como essas para potencializar o ensino de Matemática nas comunidades quilombolas, fortalecendo o traço e a identidade cultural da comunidade.
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