Subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizados por meio da escrita de professores
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996223Palavras-chave:
Educação Matemática, Conhecimento Matemático para o Ensino, Práticas de escrita, Formação continuada de professores que ensinam Matemática.Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizados por meio da prática de escrita realizada por professores em uma disciplina de um curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática. A disciplina contou com a participação de dez professores que atuam na Educação Básica. As práticas de escrita analisadas se deram em dois fóruns de discussões realizados em um ambiente virtual de aprendizagem e em uma atividade de autoavaliação realizada por uma professora participante. Com base no quadro teórico do Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT), proposto por Deborah Ball e colaboradores, foi possível identificar que todos os subdomínios do MKT foram mobilizados durante as discussões nos fóruns e, no caso da autoavaliação, alguns subdomínios foram mais evidentes, como o Conhecimento do Conteúdo no Horizonte. Conclui-se que as atividades assíncronas, especialmente o fórum, permitem que os participantes, além de praticarem a escrita, organizem seus pensamentos antes de escrever, busquem referenciais teóricos para fundamentar suas afirmações e consultem seus alunos da Educação Básica para enriquecer as discussões. Por fim, sugere-se que as escritas dos professores, quando intencionalmente organizadas levando-se em consideração os subdomínios identificados, podem ser utilizadas em processos de formação inicial ou continuada de professores que ensinam Matemática.
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