A formação didático-pedagógica dos professores de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6058

Palavras-chave:

c

Resumo

A formação didático-pedagógica dos docentes nos cursos de licenciatura é algo que vem sendo questionado. A formação docente deve ser tratada como algo dinâmico e contínuo em que a qualificação desse profissional é essencial para uma educação transformadora. Diante disso, a pesquisa tem como objetivos compreender os limites e possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura; caracterizar o embasamento teórico e prático que norteia a ação pedagógica de professores universitários nos cursos de licenciatura, bem como sua relação com os fundamentos que delineiam uma formação na perspectiva da práxis. o estudo em questão classifica-se, quanto aos objetivos, como pesquisa bibliográfica. A abordagem da pesquisa se caracteriza como qualitativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico que teve como propósito compreender como acontecem as práticas pedagógicas dos professores, estabelecendo uma relação entre sua formação docente e a práxis. Quanto aos instrumentos de coleta e análise de dados, foi realizada uma análise documental com base nas Diretrizes Nacionais Curriculares que orientam os cursos de licenciatura. Os resultados apontam que é preciso que os docentes sejam dotados de conhecimentos múltiplos. Para tanto, os cursos de licenciatura devem conter disciplinas de práticas de ensino que permitam com que o docente estabeleça uma relação entre a didática específica de seu curso com as disciplinas teóricas que compõem a matriz curricular do mesmo. Dessa forma, haverá uma ruptura com a concepção pragmática de ensino, propiciando ao aluno universitário progressiva autonomia na aquisição de conhecimentos através da práxis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará ; Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, Didática e gestão escolar. 

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Foi Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continua e professores.

Downloads

Publicado

14.10.2024

Como Citar

OLIVEIRA DA FONSECA MATOS, Emanuelle; SOCORRO LUCENA LIMA, Maria. A formação didático-pedagógica dos professores de licenciatura. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6058127, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6058. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6058. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-12
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14