A formação didático-pedagógica dos professores de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6058Parole chiave:
cAbstract
A formação didático-pedagógica dos docentes nos cursos de licenciatura é algo que vem sendo questionado. A formação docente deve ser tratada como algo dinâmico e contínuo em que a qualificação desse profissional é essencial para uma educação transformadora. Diante disso, a pesquisa tem como objetivos compreender os limites e possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura; caracterizar o embasamento teórico e prático que norteia a ação pedagógica de professores universitários nos cursos de licenciatura, bem como sua relação com os fundamentos que delineiam uma formação na perspectiva da práxis. o estudo em questão classifica-se, quanto aos objetivos, como pesquisa bibliográfica. A abordagem da pesquisa se caracteriza como qualitativa. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico que teve como propósito compreender como acontecem as práticas pedagógicas dos professores, estabelecendo uma relação entre sua formação docente e a práxis. Quanto aos instrumentos de coleta e análise de dados, foi realizada uma análise documental com base nas Diretrizes Nacionais Curriculares que orientam os cursos de licenciatura. Os resultados apontam que é preciso que os docentes sejam dotados de conhecimentos múltiplos. Para tanto, os cursos de licenciatura devem conter disciplinas de práticas de ensino que permitam com que o docente estabeleça uma relação entre a didática específica de seu curso com as disciplinas teóricas que compõem a matriz curricular do mesmo. Dessa forma, haverá uma ruptura com a concepção pragmática de ensino, propiciando ao aluno universitário progressiva autonomia na aquisição de conhecimentos através da práxis.
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14