A escola pública moçambicana e as ações do governo frente à pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5998

Palavras-chave:

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Resumo

 
A COVID-19 é uma doença transmitida através de gotículas de saliva de uma pessoa contaminada com o SARSCoV-2 quando ela tosse, espira ou fala causando infecção respiratória semelhante à de uma gripe comum podendo progredir de doença respiratória leve a mais grave como a pneumonia sendo capaz de levar a óbito. Este estudo visa dissertar sobre as ações que foram tomadas pelo governo de Moçambique para o setor da educação face a pandemia da COVID-19 na perspectiva de conter os riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARSCoV-2 (COVID-19). A pesquisa é de caráter descritivo, tipo qualitativo com enfoque bibliográfico e documental. As medidas tomadas de reinício das aulas tiveram estabilidade no ano de 2020 período da declaração da pandemia pela OMS, mas em 2021 a situação não foi igual tendo se registado interrupções no seu decurso em decorrência do aumento do número de casos. Os resultados da pesquisa sugerem que apesar das dificuldades caracterizadas pela precariedade da maioria das escolas as ações que foram tomadas podem ter contribuído para a mitigação dos impactos da pandemia não só ao nível do setor educacional por conta de eventuais incrementos em número de casos e perdas de vida, mas pelas interações sociais que caracterizam os diferentes espaços físicos que compõe o contexto educacional.

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Biografia do Autor

Leonel Elias Bene, Universidade Púnguè - Extensão de Tete

Docente (Assistente Universitário) do Departamento de Educação da Universidade Púnguè – Extensão de Tete (Moçambique). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2021), com graduação em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2011).

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

BENE, Leonel Elias. A escola pública moçambicana e as ações do governo frente à pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5998123, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5998. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5998. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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