A escola pública moçambicana e as ações do governo frente à pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5998Schlagworte:
cAbstract
A COVID-19 é uma doença transmitida através de gotículas de saliva de uma pessoa contaminada com o SARSCoV-2 quando ela tosse, espira ou fala causando infecção respiratória semelhante à de uma gripe comum podendo progredir de doença respiratória leve a mais grave como a pneumonia sendo capaz de levar a óbito. Este estudo visa dissertar sobre as ações que foram tomadas pelo governo de Moçambique para o setor da educação face a pandemia da COVID-19 na perspectiva de conter os riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARSCoV-2 (COVID-19). A pesquisa é de caráter descritivo, tipo qualitativo com enfoque bibliográfico e documental. As medidas tomadas de reinício das aulas tiveram estabilidade no ano de 2020 período da declaração da pandemia pela OMS, mas em 2021 a situação não foi igual tendo se registado interrupções no seu decurso em decorrência do aumento do número de casos. Os resultados da pesquisa sugerem que apesar das dificuldades caracterizadas pela precariedade da maioria das escolas as ações que foram tomadas podem ter contribuído para a mitigação dos impactos da pandemia não só ao nível do setor educacional por conta de eventuais incrementos em número de casos e perdas de vida, mas pelas interações sociais que caracterizam os diferentes espaços físicos que compõe o contexto educacional.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Leonel Elias Bene
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-05-09
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14