Violência escolar, preconceito e educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5596

Palavras-chave:

c

Resumo

Com base nos conceitos da Teoria crítica da sociedade, este estudo tem como objetivo apresentar a relação entre a violência escolar e o preconceito contra alunos considerados em situação de inclusão escolar. Para o alcance do objetivo proposto foi realizada a coleta de dados em oito escolas do município de Campo Grande (MS), sendo três particulares e cinco públicas municipais. Assim, participaram do estudo 463 alunos do nono ano do ensino fundamental, sendo 231 (49,9%) do sexo feminino e 232 (50,1%) do sexo masculino. Este estudo apresenta um recorte dos resultados de dois instrumentos, a Escala de identificação da violência escolar e a Escala de discriminação dos alunos de inclusão escolar. Os dados obtidos demonstraram as seguintes tendências: (1) quanto mais o(a) aluno(a) foi indicado(a) como autor(a) da agressão, mais esse(a) aluno(a) manifestou preconceito contra o(a) colega com autismo ou com dificuldade de se relacionar, e contra o/a colega afeminado e masculinizada; (2) quanto mais o(a) aluno(a) foi indicado(a) como autor(a) da agressão, menor foi a sua manifestação de preconceito contra o(a) colega que tem comportamento agressivo; e (3) quanto mais o(a) aluno(a) foi indicado(a) como alvo da agressão, maior foi a sua manifestação de preconceito contra o/a mau aluno ou má aluna.

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Biografia do Autor

Branca Maria de Meneses, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Graduação e no Mestrado em Psicologia.

Rejane de Aquino Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e mestra em Psicologia (UFMS). Atua efetivamente como docente (UFMS).

Rayane de Sousa Matos de Albuquerque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Psicóloga. Mestra em Psicologia (UFMS). Pós-graduanda em Psicopedagogia (Uniasselvi).

Manuela da Silva Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em andamento em Psicologia (UFMS). Atua efetivamente como Servidora Pública Federal – Especialista (psicologia) no DEPEN/MJSP.

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

MARIA DE MENESES, Branca; DE AQUINO SOUZA, Rejane; DE SOUSA MATOS DE ALBUQUERQUE, Rayane; DA SILVA AMORIM, Manuela. Violência escolar, preconceito e educação inclusiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5596115, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5596. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5596. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14