Violência escolar, preconceito e educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5596Palavras-chave:
cResumo
Com base nos conceitos da Teoria crítica da sociedade, este estudo tem como objetivo apresentar a relação entre a violência escolar e o preconceito contra alunos considerados em situação de inclusão escolar. Para o alcance do objetivo proposto foi realizada a coleta de dados em oito escolas do município de Campo Grande (MS), sendo três particulares e cinco públicas municipais. Assim, participaram do estudo 463 alunos do nono ano do ensino fundamental, sendo 231 (49,9%) do sexo feminino e 232 (50,1%) do sexo masculino. Este estudo apresenta um recorte dos resultados de dois instrumentos, a Escala de identificação da violência escolar e a Escala de discriminação dos alunos de inclusão escolar. Os dados obtidos demonstraram as seguintes tendências: (1) quanto mais o(a) aluno(a) foi indicado(a) como autor(a) da agressão, mais esse(a) aluno(a) manifestou preconceito contra o(a) colega com autismo ou com dificuldade de se relacionar, e contra o/a colega afeminado e masculinizada; (2) quanto mais o(a) aluno(a) foi indicado(a) como autor(a) da agressão, menor foi a sua manifestação de preconceito contra o(a) colega que tem comportamento agressivo; e (3) quanto mais o(a) aluno(a) foi indicado(a) como alvo da agressão, maior foi a sua manifestação de preconceito contra o/a mau aluno ou má aluna.
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Copyright (c) 2024 Branca Maria de Meneses, Rejane de Aquino Souza, Rayane de Sousa Matos de Albuquerque, Manuela da Silva Amorim
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14