Formação de professores alfabetizadores para atuação com Educação Especial: pistas na produção científica nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995205

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação Especial, Formação de Professores, Produção Científica.

Resumo

Qual o espaço de preocupação da academia com o binômio Alfabetização / Educação Especial?  Há suficiente e qualificado espaço para a discussão de aspectos como a formação de professores para a alfabetização de alunos Público Alvo da Educação Especial na produção científica nacional?  E quais os tópicos em destaque na potencial discussão?  A partir de tais questões, o texto em tela objetiva discutir processos de formação de professores alfabetizadores para atuação com Educação Especial, por meio de pistas deixadas pela produção científica nacional.  Para tanto, ampara-se operacionalmente em uma pesquisa de base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, que examinou um corpus de análise constituído por uma seleção de artigos publicados em revistas editadas no Brasil, de acesso aberto, classificadas no Qualis e com escopo voltado especificamente à educação especial e a alfabetização, publicados na segunda década do século XXI, de 2011 a 2020.  Aponta, como conclusão, que há uma escassa produção que considera a alfabetização especificamente para a modalidade da Educação Especial e, de forma ainda mais tímida, artigos que se preocupam com a formação de professores alfabetizadores para tal intento, ou que levantam discussões mais densas sobre o tema, evidenciando uma possível lacuna na produção científica nacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani , Universidade de Passo Fundo / UPF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.  Pesquisadora Pq/CNPq.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 9765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: Reflexões sobre Trabalho de Campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p.111 – 154, março/ 2002.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2010.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2011.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

11-04-2023

Como Citar

ESQUINSANI , R. S. S. . Formação de professores alfabetizadores para atuação com Educação Especial: pistas na produção científica nacional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5205016, 2023. DOI: 10.14244/198271995205. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5205. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11