Outros espaços de aprendizagem: a escola e o acesso à cultura e as atividades culturais
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995043Palavras-chave:
cResumo
Entende-se que os espaços escolares são locais de favorecimento de condições e ampliação da cidadania, quando se observa a Base Nacional Comum Curricular, vislumbra-se de que este acesso à cultura está previsto na lei, sendo necessária novas formas de pensamento/ação/atuação, assim como a sua efetivação dentro dos espaços escolares, garantindo seu cumprimento. Com o objetivo de investigar se as escolas municipais, localizadas em um município da região metropolitana, propiciam aos alunos o acesso à cultura, através da inserção de atividades culturais diversificadas em seu currículo, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, tendo como participantes as coordenações e supervisões das instituições. Conforme os dados, percebe-se que muitas são as ações realizadas pelas instituições da rede municipal para que os alunos tenham acesso à cultura e as atividades culturais. Ainda assim, são necessárias parcerias, e, também, um maior incentivo financeiro, tendo em vista a baixa renda de muitas famílias para propiciar visitas aos espaços culturais, como teatro, cinema, museus, casas de cultura, entre tantos outros, em virtude do custo com deslocamento e ingressos para acesso aos locais. Com isso, conclui-se que a promoção de atividades pedagógicas, por meio de acesso aos espaços culturais, possibilita o reconhecimento como parte de nossa história cultural, assim como vivências e experiências, a partir de práticas de cuidado e valorização.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tatiane Peres Zawaski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-01-06
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25