Outros espaços de aprendizagem: a escola e o acesso à cultura e as atividades culturais
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995043Keywords:
cAbstract
Entende-se que os espaços escolares são locais de favorecimento de condições e ampliação da cidadania, quando se observa a Base Nacional Comum Curricular, vislumbra-se de que este acesso à cultura está previsto na lei, sendo necessária novas formas de pensamento/ação/atuação, assim como a sua efetivação dentro dos espaços escolares, garantindo seu cumprimento. Com o objetivo de investigar se as escolas municipais, localizadas em um município da região metropolitana, propiciam aos alunos o acesso à cultura, através da inserção de atividades culturais diversificadas em seu currículo, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, tendo como participantes as coordenações e supervisões das instituições. Conforme os dados, percebe-se que muitas são as ações realizadas pelas instituições da rede municipal para que os alunos tenham acesso à cultura e as atividades culturais. Ainda assim, são necessárias parcerias, e, também, um maior incentivo financeiro, tendo em vista a baixa renda de muitas famílias para propiciar visitas aos espaços culturais, como teatro, cinema, museus, casas de cultura, entre tantos outros, em virtude do custo com deslocamento e ingressos para acesso aos locais. Com isso, conclui-se que a promoção de atividades pedagógicas, por meio de acesso aos espaços culturais, possibilita o reconhecimento como parte de nossa história cultural, assim como vivências e experiências, a partir de práticas de cuidado e valorização.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tatiane Peres Zawaski
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-01-06
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25