Encontros com a prática: instrução ao sósia como dispositivo de transmutação da docência em prisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994748

Palavras-chave:

Trabalho docente em equipe, Educação na prisão, Psicologia e educação, Método dialético.

Resumo

Este artigo apresenta uma contribuição da psicologia social para o trabalho docente no campo da educação escolar realizada em estabelecimentos penitenciários, especificamente por intermédio da propositura de aplicação do dispositivo metodológico denominado instrução ao sósia (IS), contextualizado para a laboralidade de professores que atuam em prisões no Brasil. O dispositivo que referimos foi desenvolvido por Ivar Oddone, no quadro do Movimento Operário Italiano, e apropriado pelos pesquisadores da Clínica da Atividade, liderados por Yves Clot. A metodização ora assinalada concebe a IS no bojo dos referenciais marxianos e engelsianos e a delineia como um instrumento dedicado a ensejar as movimentações dialéticas de um grupo ou equipe de laboradores, que tomam a si mesmos e ao seu trabalho como objetos de coanálise e ação, contemplando a construção e execução de planos de aperfeiçoamento e transformação do trabalho subsidiados pela investigação e produção de saberes acerca das múltiplas dimensões que compõem a sua atividade profissional, tais como os gestos ocupacionais, afetos, contradições, conflitos, relações sociais, prescrições institucionais e do métier, padecimentos, cenários sociopolítico, econômico e cultural do labor, bem como dos aspectos concretos e simbólicos constituintes da arbitrária rotina funcional vivenciada. Em suma, a instrução ao sósia possibilita, por intermédio das atividades concreta, dialógica e reflexiva ampliar o poder de agir dos professores e ainda revitalizar o gênero profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deivis Perez , Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Departamento de Psicologia Social da UNESP

Ruchelli Stanzani Ercolano , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FCL/UNESP Assis

Doutoranda, mestre em Psicologia e psicóloga pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis. Integrante do Grupo de Pesquisa em Teoria Histórico-Cultural - UNESP/Assis, certificado pelo CNPq

Referências

ALMEIDA, Leonardo Pinto. Para uma caracterização da Psicologia Social Brasileira. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, número especial, p. 124-137, 2012.

BATISTA, Matilde; RABELO, Laís. Imagine que eu sou seu sósia: aspectos técnicos de um método em clínica da atividade. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 16, n. 1, p. 1-8, 2013.

CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira e Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte, MG: Fabrefactum, 2010.

CLOT, Yves. A Formação pela Análise do Trabalho: por uma terceira via em maneiras de agir, maneiras de pensar em formação. Trad. Claudia Osorio da Silva, Kátia Santorum e Suyanna Barker. Paris: CNAM, 2000.

DUSSEL, Enrique. O encobrimento do outro - a origem do mito da modernidade: conferências de Frankfurt. Trad. J. A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

ERCOLANO, Ruchelli Stanzani; PEREZ, Deivis. Relatório da pesquisa: O dispositivo metodológico e interventivo instrução ao sósia: exame das suas aplicações em teses e dissertações brasileiras (documento de circulação interna). Iniciação Científica, FCL – UNESP/Assis, 2015.

ERCOLANO, Ruchelli Stanzani. Entre grades: o trabalho do professor na prisão. 2019. 211 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2019.

FERREIRA, Maria Cristina. A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, número especial, p. 51-64, 2010.

FONSECA, João. Saber é poder? A psicologia do trabalho e os modos operatórios de educadores de educação profissional em cursos livres, 2008. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. Trad. Dante Moreira Leite. São Paulo: Perspectiva, 1961/1974.

KONDER, Leandro. Filosofia e Educação: de Sócrates a Habermas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2006. 116 p. (Coleção Fundamentos da Educação).

KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 1977/2009. 184 p.

LANE, Silvia; BOCK, Ana. Abrapso – uma história da Psicologia Social enquanto práxis. In: A. M. Jacó, Vilela, M. L. Rocha, D. Mancebo (Orgs.), Psicologia Social: relatos na América Latina. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 145-155.

MARX, Karl. Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto de madeira. Trad. Nélio Schneider, Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 1842/2017.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 1845-6/2007.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 1848/2005.

ONOFRE, Elenice. A prisão: instituição educativa? Cadernos CEDES, v. 36, n. 98 p. 43-59, jan./abr. 2016.

ONOFRE, Elenice. A escola na prisão: caminhos e ousadias na formação de professores. Trabalho & Educação, v. 26, n. 1, p. 169-181, jan./abr. 2017.

ONOFRE, Elenice; MENOTTI, Camila. Formação de professores e educação na prisão: construindo saberes, cartografando perspectivas. Formação Docente, v. 09, n. 15, p. 149-162, ago./dez. 2016.

PEREZ, Deivis; MESSIAS, Carla. A autoconfrontação e seus usos no campo da linguística aplicada ao estudo do trabalho do professor. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 2, n. 2, p. 92-112, jan./jun. 2013.

PEREZ, Deivis; ERCOLANO, Ruchelli Stanzani. Da aparência para a essência: a instrução ao sósia e a dialética marxiana. In: TAMBORIL, M. I. B.; LIMA, M. L.; NEVES, A. L. M. (Orgs.). Psicologia Social na Amazônia: reticulando potencialidades e desafios. Porto Alegre: ABRAPSO, 2019, p. 57-72.

PEREZ, Deivis; ERCOLANO, Ruchelli Stanzani; ROCHA, Luiz Carlos. Notas acerca da dialética como método e seu uso contemporâneo na mediação da transmutação social. In: PEREZ, D.; SILVA, E. P.; SIMÕES, M. C. D. (Orgs.). Práxis em Psicologia Social: o enfrentamento a pautas autoritárias e à lógica privatista. Porto Alegre: ABRAPSO, 2017, p. 172-182.

SÃO PAULO. Plano Estadual de Educação nas Prisões. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria da Administração Penitenciária, 2015-2016. Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/doc

umentos/983.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2019.

SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João Batista Kreuch. 9ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

TOMÁS, Jean-Luc. Desenvolvimento da experiência e desenvolvimento dos conceitos: da atividade sindical à produção de um referencial da atividade. Trad. Raquel Soares. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 13, p. 49-63, set./dez. 2010.

VIGOTSKI, Lev. O significado histórico da crise da psicologia: uma investigação metodológica. In: VIGOTSKI, Lev. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1927/1996, p. 203-417.

Publicado

24-03-2021

Como Citar

PEREZ , D. .; STANZANI ERCOLANO , R. . Encontros com a prática: instrução ao sósia como dispositivo de transmutação da docência em prisão . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4748033, 2021. DOI: 10.14244/198271994748. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4748. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-25
##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24