Cinema e pluralidade cultural: emprego de filmes árabes em práticas educativas preocupadas com a alteridade
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994666Palavras-chave:
Pluralidade cultural, Orientalismo, Cinema e educação.Resumo
As sociedades orientais são alvo de olhar estereotipado e preconceituoso, segundo interpretação derivada de processo histórico denominado por Orientalismo, ou seja, discursos de naturezas diversas (literários, administrativos, pictóricos, filmicos), mas igualmente construídos pelos ocidentais, visando legitimar processos de dominação política e econômica. Reconhecendo a força dessa perspectiva e, a contar daí, recusando-a, é que o presente texto visa apresentar apropriação pedagógica que enfatiza a pluralidade cultural expressa em filmes árabes, tendo como referência outro paradigma, denominado por Orientalíssimo e associado ao esforço de conhecer sobre o Oriente a partir de discursos produzidos pelos próprios orientais. A pesquisa contou com abordagem qualitativa, natureza aplicada e engendrou descrição e explicação, valendo-se de investigações bibliográficas e documentais. Os aportes teóricos envolveram pensadores da educação, do cinema, da cultura e da estética. Conclui-se que “Caramelo” (2007), “O Edifício Yacoubian” (2006) e “Paradise Now” (2005) abordam temas como a mulher, a organização social e os homens-bomba, respectivamente, mas de modo a oportunizar visões baseadas na alteridade. Desta feita, configuram-se em narrativas cinematográficas importantes para o desenvolvimento de práticas educativas voltadas para reflexões sobre temas associados ao universo árabe, de maneira complexa, com mais profundidade e segundo ponto de vista baseado na voz do Outro ao qual se pretende conhecer.
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