Percepções de professores sobre crenças e valores sociais relacionados à profissão docente em escolas de unidades prisionais
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994588Palavras-chave:
Docência na prisão, Identidade docente, Valores sociais.Resumo
O presente estudo buscou descrever como os professores se sentem em relação às crenças e valores sociais relacionados à profissão docente em escolas de unidades prisionais e como essa imagem atribuída pelo outro pode influenciar a maneira pela qual o professor constitui a sua autoimagem. A pesquisa contou com a participação voluntária de cinco professores da educação escolar de uma instituição prisional e uma entrevista de caráter complementar com a diretora da escola. Para a sua realização, utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas abertas e registros em diário de campo. Os resultados sugerem que, frequentemente, faz parte da identidade desses professores o sentimento de serem desvalorizados, ignorados devido ao anonimato, incompreendidos e, mesmo, discriminados pela sociedade em geral.
Métricas
Referências
BOLÍVAR, Antonio. La identidad profesional del profesorado de secundaria: crisis y reconstrucción. 5. ed. Málaga, Espanha: Ediciones Aljibe, 2006.
CABRUJA, Teresa. Discursos sobre la “diferencia”: subjetividades supuestas, subjetividades impuestas y subjetividades soñadas. In: FURTADO, Odair; GONZÁLEZ REY, Fernando. (orgs). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DUARTE, A. J. O.; SIVIERI-PEREIRA, H.O. Aspectos históricos da educação escolar nas instituições prisionais brasileiras do período imperial ao século XXI. Educação Unisinos, v. 22, n.4, p.344-352, out./dez., 2019.
DUARTE, A. J. O. Processo de constituição da identidade profissional de professores da educação escolar de uma unidade prisional de Minas Gerais. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, 2017.
DURKHEIM, Émile. Formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Paulinas, 1989.
FURTADO, Odair; GONZÁLEZ REY, Fernando (orgs). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
GOUVEIA, Valdiney Veloso. Teoría funcionalista de los valores humanos en España: comprobación de las hipótesis de contenido y estructura. Interamerican Journal of Psychology, v.44, p.203-214, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LANE, Sílvia Tatiana Maurer. A dialética da subjetividade versus objetividade. In: FURTADO, Odair; GONZÁLEZ REY, Fernando (orgs). Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (orgs.) Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A escola da prisão como espaço de dupla inclusão: no contexto e para além das grades. Polyphonía, v.22, n.1, p.111-120, jan./jun., 2011.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Políticas de formação de educadores para os espaços de restrição e de privação da liberdade. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.7, n.1, p.137-158, maio 2013.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar para jovens e adultos em situação de privação de liberdade. Cad. Cedes. Campinas, v.35, no.986, p. 239-255, maio-ago., 2015.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A prisão: Instituição educativa? Cad. Cedes. Campinas, v.36, no.98, p. 43-59, jan.-abr., 2016.
VASQUEZ, Eliane Leal. Sociedade Cativa. Entre cultura escolar e cultura prisional: Uma incursão pela ciência penitenciária. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo-SP, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-14
##plugins.generic.dates.published## 2021-03-24