Concepções e práticas de alfabetização e de letramento de professores de Atendimento Educacional Especializado
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.4406Resumo
Os alunos público-alvo da Educação Especial vêm sendo excluídos dentro da própria escola por não ser assegurada a eles a efetiva participação nas práticas de escolarização, principalmente no que se refere à leitura e à escrita. A fim de compreender essa realidade, este artigo objetivou descrever e analisar as concepções e as práticas de letramento segundo as narrativas de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O viés metodológico foi a pesquisa-ação colaborativa. Participaram da pesquisa oito professores de AEE que atuavam em salas de recursos multifuncionais e centros de AEE. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas coletivas semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise discursiva. Os resultados demonstraram que há um forte vínculo e preocupação com o domínio do código escrito, com a defasagem escolar, com os métodos de alfabetização e com o tempo destinado ao AEE, considerado insuficiente para o trabalho de complementação e suplementação curricular quando somadas demandas historicamente atribuídas ao AEE, como o trabalho com atividades de vida diária. Ademais, as professoras problematizaram o papel da escola no desenvolvimento dos alunos público-alvo da Educação Especial. A análise dos dados destacou a importância de pesquisas sobre a atuação docente dos professores de Educação Especial e da formação crítico-reflexiva sobre seu trabalho pedagógico.
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