Concepções e práticas de alfabetização e de letramento de professores de Atendimento Educacional Especializado

Autores/as

  • Wanessa Ferreira Borges Docente da Universidade Federal de Catalão (em transição)/ Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Dulceria Tartuci Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPGEduc) da Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.4406

Resumen

Os alunos público-alvo da Educação Especial vêm sendo excluídos dentro da própria escola por não ser assegurada a eles a efetiva participação nas práticas de escolarização, principalmente no que se refere à leitura e à escrita. A fim de compreender essa realidade, este artigo objetivou descrever e analisar as concepções e as práticas de letramento segundo as narrativas de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O viés metodológico foi a pesquisa-ação colaborativa. Participaram da pesquisa oito professores de AEE que atuavam em salas de recursos multifuncionais e centros de AEE. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas coletivas semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas à análise discursiva. Os resultados demonstraram que há um forte vínculo e preocupação com o domínio do código escrito, com a defasagem escolar, com os métodos de alfabetização e com o tempo destinado ao AEE, considerado insuficiente para o trabalho de complementação e suplementação curricular quando somadas demandas historicamente atribuídas ao AEE, como o trabalho com atividades de vida diária. Ademais, as professoras problematizaram o papel da escola no desenvolvimento dos alunos público-alvo da Educação Especial. A análise dos dados destacou a importância de pesquisas sobre a atuação docente dos professores de Educação Especial e da formação crítico-reflexiva sobre seu trabalho pedagógico.

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Biografía del autor/a

Wanessa Ferreira Borges, Docente da Universidade Federal de Catalão (em transição)/ Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Docente na Unidade Acadêmica Especial de Educação, no Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (UFCat). Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2019) - Conceito 6. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDUC da Universidade Federal de Goiás - Campus Avançado Catalão (2015). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás- Campus Avançado Catalão (2010) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Deficiência visual (Baixa visão), Inclusão Escolar, Formação de Professores, Pesquisa e Consultoria Colaborativa e Atendimento Educacional Especializado.

 

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

BORGES, W. F.; TARTUCI, D. Concepções e práticas de alfabetização e de letramento de professores de Atendimento Educacional Especializado. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e4406153, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.4406. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4406. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25