A relação com o saber em contexto de mobilização escolar: Estudantes de São Carlos-SP

Autores

  • Juliana Cristina Correa PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação -UFSCar
  • Denise de Freitas UFSCar-Universidade Federal de São Carlos DME- Departamento de Metodologia e Ensino PPGE-Programa de Pós Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994323

Palavras-chave:

Relação com o saber, Jovens estudantes, Ensino Médio, Reorganização Escolar.

Resumo

Esse artigo apresenta um recorte, de uma pesquisa mais ampla que esteve focada em compreender a relação com o saber escolar que jovens estudantes apresentaram durante o contexto de ocupação escolar estudantil, por ocasião da proposta de “Reorganização Escolar” do estado de São Paulo em 2015. Partindo de uma metodologia qualitativa, e usando dois instrumentos de coleta de dados: entrevista e produção textual, que possibilitaram as análises de dados. Nesse trabalho, é dado a conhecer a interpretação de entrevistas realizadas com dois estudantes do ensino médio de duas escolas estaduais da cidade de São Carlos que estiveram envolvidos nessa ocupação por serem contrários àquela política de governo. O resultado nos levou a afirmar que esses dois jovens estudantes envolvidos na ocupação estavam mobilizados pelos saberes escolares, uma vez que as dimensões: ‘social, identitária e epistêmica’, que compõem a teórica de Bernard Charlot, foram identificadas nas falas/escritas dos estudantes. Portanto, no caso da ‘dimensão social do saber’, os aspectos identificados são aqueles que estão relacionados com espaço escolar, as suas socializações, suas visões políticas e, a noção de coletividade que expressam seus entendimentos da importância da família e da própria relação professor-aluno. Já a ‘dimensão epistêmica com o saber’ as particularidades associadas a ela, são aquelas que têm a ver com os aspectos pedagógicos, a própria atividade realizada pelo jovem e suas mais diversas aprendizagens. Finalmente, os elementos que caracterizam a ‘dimensão identitária com o saber’ têm relação com suas expectativas de futuro, bem como suas compreensões da autoimagem e do entendimento que caracterizam seus gostos pessoais.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina Correa, PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação -UFSCar

Mestra em EducaçãoPPGE/UFSCar.

Denise de Freitas, UFSCar-Universidade Federal de São Carlos DME- Departamento de Metodologia e Ensino PPGE-Programa de Pós Graduação em Educação

Professora titular Universidade Federal de São Carlos-UFSCar
Departamento de Metodologia e Ensino -DME
Programa de Pós Graduação em Educação

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

CORREA, J. C.; FREITAS, D. de. A relação com o saber em contexto de mobilização escolar: Estudantes de São Carlos-SP . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4323070, 2021. DOI: 10.14244/198271994323. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4323. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

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