O ensino superior e a Nova Gestão Pública: aproximações do caso brasileiro com o francês (Higher education and the new public management: comparisons between the Brazilian and French cases)

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https://doi.org/10.14244/198271993549

Resumo

With the aim of understanding the insertion of higher education into a new context of organization of society and State, which is managed according to the New Public Management, this work presents a comparative historical study of the organization of French and Brazilian higher education. It is concluded that the French adherence to the New Public Management is based on the knowledge economy, while the Brazilian one is based on State size reduction along the lines of the Washington Consensus; in addition, higher education institutions in both countries are organized to participate in competitions: in France, the international competition promoted by rankings, and in Brazil, the market competition.

Resumo

Com o objetivo de compreender a inserção do ensino superior dentro de um novo contexto de organização da sociedade e do Estado, gerido pela Nova Gestão Pública, o trabalho apresenta um estudo histórico comparativo da organização do ensino superior brasileiro e o francês. Conclui-se que a adesão francesa à Nova Gestão Pública tem como norte a economia do conhecimento, e a brasileira, a redução do Estado nos moldes do Consenso de Washington; e que as instituições de ensino superior nos dois países são organizadas para participarem de concorrências: na França, a internacional promovida pelos ranqueamentos, no Brasil, a mercantil.

Palavras-chave: Ensino superior brasileiro, Ensino superior francês, Nova gestão pública, Universidade.

Keywords: Brazilian higher education, French higher education, New public management, University.

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Publicado

02-09-2019

Como Citar

ROTHEN, J. C. O ensino superior e a Nova Gestão Pública: aproximações do caso brasileiro com o francês (Higher education and the new public management: comparisons between the Brazilian and French cases). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 970–995, 2019. DOI: 10.14244/198271993549. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3549. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação superior e produção do conhecimento no Brasil: novos modos de regulação e tendências
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