Produção de ciência e tecnologia e o trabalho do professor empreendedor (Production of science and technology and the work of entrepreneurship teacher)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993533

Resumo

The article analyzes the work of the "entrepreneurial teacher" and the production of science and technology in Brazilian public higher education institutions within the framework of higher education counter-reform, promoted since 1995. To this end, it makes use of relevant literature and extensive documentary analysis. It begins with a discussion of the set of governmental policies implemented since 1995 that underpinned the neoliberal reforms of  Brazilian State, serving as a basis for the application of the neoliberal counter-reform of higher education and for the changes in the world of work that have reconfigured the teaching work, giving vent, among other aspects, to entrepreneurship. Following, it analyzes the production of science and technology in Brazil, with emphasis on the technological innovations and partnerships between State, university and private initiative; addresses the "internal privatization" of the public university, the commodification of knowledge production and the effective participation of teachers-entrepreneurs in this process, supported by a set of laws, norms and legal devices. In the final considerations, it takes up some aspects of the entrepreneurial culture and the insertion of the habitus of private production in universities, whose "utilitarian morality" destroys solidary relations and expensive values to education, such as the sharing and universalization of socially useful knowledge.

Resumo

O artigo analisa o trabalho do “professor empreendedor” e a produção de ciência e tecnologia nas instituições de educação superior públicas brasileiras, nos marcos da contrarreforma da educação superior impulsionada a partir de 1995. Para tal, faz uso da literatura pertinente e de extensa análise documental. Inicia com uma discussão sobre o conjunto de políticas governamentais, implementadas a partir de 1995, que sustentaram as reformas neoliberais do Estado brasileiro, servindo como base para a aplicação da contrarreforma neoliberal da educação superior e para as alterações ocorridas no mundo do trabalho, que reconfiguraram o trabalho docente, dando vazão, dentre outros aspectos, ao empreendedorismo. Em seguimento, analisa a produção de ciência e tecnologia no Brasil, com destaque para a produção de inovações tecnológicas e as parcerias entre Estado, universidade e iniciativa privada; aborda a “privatização interna” da universidade pública, a mercantilização da produção do conhecimento e a participação efetiva de professores-empreendedores nesse processo, amparados por um conjunto de leis, normas e artifícios jurídicos. Nas considerações finais, retoma alguns aspectos da cultura empreendedora e da inserção do habitus da produção privada nas universidades, cuja “moralidade utilitária” destrói relações solidárias e valores caros à educação, como o compartilhamento e universalização do conhecimento socialmente útil.

Palavras-chave: Produção do conhecimento, Trabalho docente, Empreendedorismo.

Keywords: Knowledge production, Teaching work, Entrepreneurship.

References

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. 6.ed. São Paulo: Boitempo, 1999.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

CASTRO, Carla Apollinario. Crítica da razão empreendedora: a função ideológica do empreendedorismo no capitalismo contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (Universidade Federal Fluminense), Niterói, 2013.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. São Paulo: Saraiva, 2008.

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

FONTES, Virgínia. Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010.

GREGÓRIO, José Renato Bez de. A produção de ciência e tecnologia nas IFES e o trabalho do “professor empreendedor” na Universidade Federal Fluminense. 2017. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 2017.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2012. Cap. 5 e 6, p.101-150.

LANCMAN, Selma; SZNELWAR, Laerte. (Orgs.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004.

LIMA, Kátia Regina de Souza. As novas faces da intensificação do trabalho docente no Brasil. In: V ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO/EBEM, 2011, Florianópolis. Anais do V EBEM (CD ROM). Florianópolis/UFSC/PPGE: 2011.

LIMA, Licínio. “A melhor ciência”: o acadêmico-empreendedor e a produção de conhecimento economicamente relevante. In: CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. (Orgs.). Educação superior e produção do conhecimento: utilitarismo, internacionalização e novo contrato social. Campinas: Mercado das Letras, 2015.

MANCEBO, Deise. Considerações sobre a produção do conhecimento. In: CUNHA, Célio da; SOUSA, José Vieira de; SILVA, Maria Abádia da. Faculdades de Educação e políticas de formação docente. Campinas: Autores Associados, 2014, p. 87-102.

MANCEBO, Deise; SILVA JUNIOR, João dos Reis; SCHUGURENSKY, Daniel. A educação superior no Brasil diante da mundialização do capital. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p.205-225, 2016.

MATTOS, Marcelo Badaró. Reorganizando em meio ao refluxo: ensaios de intervenção sobre a classe trabalhadora no Brasil atual. Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 2009.

OLIVEIRA, João Ferreira de; FERREIRA, Adriano de Melo; MORAES, Karine Nunes. A Política e a cultura de inovação na educação superior no Brasil. In: CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. (Orgs.). Educação superior e produção do conhecimento: utilitarismo, internacionalização e novo contrato social. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 127-163.

RHOADES, Gary; SLAUGHTER, Sheila. Academic capitalism in the new economy: challenges and choices.  American Academic, v. 1, n.1, p. 37-59, 2004.

SÁBATO, Jorge; BOTANA, Natalio. La ciência y la tecnología en el desarrollo futuro de America Latina. In: SÁBATO, Jorge (Org.). El pensamiento latinoamericano en la problemática ciencia - tecnología - desarrollo. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1975.

SACRAMENTO, Leonardo Freitas. O impacto da política de inovação sobre o trabalho do professor-pesquisador da Universidade de São Paulo Campus Ribeirão Preto. 2015. Tese de (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal de São Carlos), São Carlos, 2015.

SCHUMPETER, Joseph Alois. (1911). A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SGUISSARDI, Valdemar. Universidade Brasileira no Século XXI: desafios do presente. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.

SLAUGHTER, Sheila; LESLIE, Larry L. Academic capitalism: politics, policies and the entrepeneurial university. Baltimore, USA/London, England: The Johns Hopkins University Press., 1999.

SOUZA, Renato Santos de. A doença da “normalidade” na universidade. In: NASCIMENTO, Luis Felipe Machado do. (Org.). Lia, mas não escrevia (livro eletrônico): contos, crônicas e poesias. Porto Alegre: LFM do Nascimento, 2014. Disponível em: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html. Acesso em: 2 fev. 2019.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

GREGÓRIO, J. R. B. de; MANCEBO, D. Produção de ciência e tecnologia e o trabalho do professor empreendedor (Production of science and technology and the work of entrepreneurship teacher). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 903–920, 2019. DOI: 10.14244/198271993533. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3533. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação superior e produção do conhecimento no Brasil: novos modos de regulação e tendências
##plugins.generic.dates.received## 2019-06-24
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-06-24
##plugins.generic.dates.published## 2019-09-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)