Professor José Rodeghiero: trajetória docente e envolvimento comunitário (Teacher José Rodeghiero: teaching trajectory and community involvement)

Autores

  • Renata Brião de Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Patrícia Weiduschadt Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992195

Resumo

Abstract
This article aims at teacher José Rodeghiero’s career path during the time when he was a teacher at the Garibaldi School in the municipality of Pelotas (RS), Brazil, from 1929 to 1950. In addition to his role as a teacher, Mr. Rodeghiero performed different duties in the community, having done different assignments besides teaching. The study sources included a manuscript written by the teacher, newspapers of the time, besides interviews based on oral history methodology with local residents and former students of the teacher. The theoretical support of the research is mainly based on the concept of identity, with specific reflections on ethnic identity, since this community was originated by Italian immigrants that settled in the area at the end of the XIX century. Re?ections on the feld of memory are also relevant to the text, as one of the main sources comes from interviews. The research also relies on written documents which emphasize the teacher’s intention to preserve the manuscript, thus perpetuating and preserving memory until the present day. Mr. José Rodeghiero had a special bond with the school community and was participative in the local life, in addition to being a resident of the area and belonging to the same ethnic group.
Keywords: Rural school teacher, Immigration, Local community.

Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar a trajetória de José Rodeghiero no período em que foi professor da Escola Garibaldi, município de Pelotas (RS), Brasil, durante os anos de 1929 a 1950. Para além da atuação do professor como docente exerceu diferentes funções na localidade, cumprindo outras designações além do exercício da docência. Utilizam-se como fontes um manuscrito escrito pelo professor, jornais da época, além do uso de entrevistas ancoradas na metodologia da história oral com os moradores do entorno e ex-alunos do professor. Para amparar teoricamente as pesquisas, apoia-se principalmente no conceito
de identidade, fazendo reflexões sobre a identidade étnica, uma vez que esse grupo é originário dos imigrantes italianos que se instalaram na localidade no final do século XIX. As re?exões sobre o campo da memória também são pertinentes para o texto, uma vez que as principais fontes decorrem das entrevistas. Ainda a abordagem se dá por meio dos
documentos escritos, ressaltando a intencionalidade do docente em guardar o manuscrito, revelando a perpetuação da memória preservada até os dias atuais. O professor José Rodeghiero possuía um vínculo com a comunidade escolar e era participativo da vida no local, além de ser morador da região e também pertencente ao mesmo grupo étnico.
Palavras-chave: Professor de escola rural, Imigração, Comunidade local.

Resumen
En este artículo se pretende abordar la trayectoria de José Rodeghiero el período en que fue profesor en la Escuela Garibaldi dentro del municipio de Pelotas (RS), Brasil, durante los años de 1929 a 1950. Además del papel del maestro como maestro, esto sirvió otras funciones en su lugar, el cumplimiento de otras tareas que no sólo enseñan. Para lograr este
objetivo se utilizan como fuentes de un manuscrito escrito por el profesor, los periódicos de la época, y el uso de entrevistas ancladas en la metodología de historia oral con los residentes y ex alumnos de la maestra circundantes. Para apoyar la teoría, la investigación se basa principalmente en el concepto de identidad, haciendo reflexiones sobre la identidad étnica, ya que este grupo se origina de inmigrantes italianos que se asentaron en la ciudad a finales del siglo XIX. Re?ejos en el campo de la memoria también son relevantes para el texto, ya que las principales fuentes proceden de las entrevistas. El enfoque se da por medio de los
documentos escritos, resaltando la intencionalidad del docente en guardar el manuscrito, revelando la perpetuación de la memoria preservada hasta los días actuales. La encuesta señala que el profesor José Rodeghiero tenía una relación con la comunidad escolar, participó en la vida en el lugar, además de ser residente de la zona y también perteneciente al
mismo grupo étnico.
Palabras clave: Maestro de escuela rural, Inmigración, Comunidad local.

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Biografia do Autor

Renata Brião de Castro, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Museologia pela mesma instituição.

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas

Professora na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas, doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

07.02.2018

Como Citar

CASTRO, Renata Brião de; WEIDUSCHADT, Patrícia. Professor José Rodeghiero: trajetória docente e envolvimento comunitário (Teacher José Rodeghiero: teaching trajectory and community involvement). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 218–237, 2018. DOI: 10.14244/198271992195. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2195. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2018-02-07