Padrões arquitetônicos escolares e expansão do Ensino Fundamental no início do século XX no Brasil

Autores

  • Fabricia Dias da Cunha de Moraes Fernandes UNOESTE
  • Erika Porceli Alaniz UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991543

Resumo

O artigo propõe descrever a transformação ocorrida no espaço físico das escolas de ensino fundamental no Brasil, no período inicial da expansão do acesso à educação básica, ocorrida entre os anos 1930 a 1940. Procurou-se, por meio da abordagem histórico-descritiva, demonstrar que os projetos arquitetônicos escolares materializaram aspectos constitutivos das políticas educacionais vigentes nos períodos indicados. Abordou-se, com base na pesquisa bibliográfica de aporte histórico, a emergência de novas diretrizes de planejamento nos órgãos estatais e a configuração da arquitetura escolar brasileira em conformidade com o discurso modernizador do período. Perseguiu-se as transformações dos modelos arquitetônicos e a mudança de orientação dos órgãos de planejamento, os quais utilizaram-se de conceitos funcionalistas da arquitetura do movimento moderno para a construção dos prédios escolares, seguindo princípios construtivos modulares, pré-fabricação e despojamento de toda ornamentação. Tendo como referência as modificações nas diretrizes de planejamento e a forma como configurou-se a rede física escolar, identificou-se que a expansão da rede física seguiu o parâmetro de racionalização do gasto público. Esse fator corroborou para a massificação do acesso, ocasionou a adoção de soluções arquitetônicas padronizadas, o empobrecimento e a precarização da estrutura física das escolas públicas brasileiras.

Palavras-chave: Arquitetura escolar. Política educacional. Expansão da rede física escolar.

School architectural standards and the expansion of Elementary School in the beginning of the twentieth century in Brazil

Abstract

This paper aims to describe the transformation that took place in the physical space of elementary schools in Brazil, within the initial period of expanding access to basic education, which occurred between the years 1930 to 1940.  Through the historical - descriptive approach, it was sought to demonstrate that the school's architectural projects have materialized constituent aspects of current educational policies in the indicated periods. Based on a bibliographic research of historical framework, it was approached  the emergence of new planning guidelines in state bodies and, the configuration of the Brazilian school architecture in accordance with the modernizing discourse of the period. Were sought the transformations of architectural models and the orientation change of planning bodies, which have used functionalist concepts from the architecture of modern movement for the construction of school buildings, following modular construction principles, prefabrication and despoliation of all ornamentation. Having as reference the modifications in planning guidelines and, how the school physical network has been configured, it was identified that the expansion of the physical network followed the parameter of public spending rationalization. This factor corroborated with the massive access, occasioning the adoption of standardized architectural solutions, impoverishment and precariousness of physical structure of Brazilian public schools.

Keywords: School Architecture. Educational Policy. Expansion of physical school network.

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Biografia do Autor

Fabricia Dias da Cunha de Moraes Fernandes, UNOESTE

Mestre em Educação na Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE (2015). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNOESTE (2011) e especialização em Arquitetura de Interiores (2013) pela mesma instituição. Atualmente é arquiteta e paisagista e professora contratada da Universidade do Oeste Paulista, onde leciona nas disciplinas de Projetos Arquitetônicos de Museus, História da Arquitetura Brasileira I e II e Técnicas Retrospectivas para o curso de Arquitetura e Urbanismo e as disciplinas de Detalhamento de Projeto de Interiores para o curso de Tecnologia em Design de Interiores Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente com temas: projetos e fundamentos da arquitetura, design de interiores e paisagismo. É membro representante do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Presidente Prudente - COMUDEPHAAT.

Erika Porceli Alaniz, UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA

Pós-doutora em Educação na Universidade Estadual Paulista- UNESP, Campus de Marília, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FEUSP, Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências-Unesp- Campus de Marília. Atualmente, é parecerista ad doc das revistas Org& Demo e Educação em Revista da FFC-Campus de Marília, Coloquium Humanarium da Unoeste de Presidente Prudente. Docente do mestrado em Educação da Unoeste, em curso de graduação e de especialização. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Política Educacional e Administração escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, educação e trabalho, formação profissional, movimentos sociais e autogestão.

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Publicado

30.11.2016

Como Citar

FERNANDES, Fabricia Dias da Cunha de Moraes; ALANIZ, Erika Porceli. Padrões arquitetônicos escolares e expansão do Ensino Fundamental no início do século XX no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 87–103, 2016. DOI: 10.14244/198271991543. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1543. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2016-11-30